Sustentação e disciplina nas medidas socioeducativas

Autores

  • Conrado Neves Sathler Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.767

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise discursiva das Medidas Socioeducativas prescritas pela lei brasileira para crianças e adolescentes quando implicados em atos infracionais. Esta investigação objetiva apontar, por meio da análise da materialidade linguística da lei, os atravessamentos dos discursos disciplinares e de sustentação presentes neste tipo de intervenção psicossocial e, como consequência, apontar quais sujeitos esses recortes discursivos produzem. A abordagem metodológica que dirige esta análise é a genealogia foucaultiana. O dispositivo disciplinar, conforme descrições do próprio Foucault, e o dispositivo de sustentação, observado segundo a perspectiva winnicottiana, serão nossos analisadores.

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Biografia do Autor

Conrado Neves Sathler, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor e Linguística Aplicada - Unicamp Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica - ISPA (Lisboa) Professor Adjunto de Graduação e Pós-graduação de Psicologia. Faculdade de Ciências Humanas - FCH-UFGD

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Sathler, C. N. (2019). Sustentação e disciplina nas medidas socioeducativas. Horizontes, 37, e019021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.767

Edição

Seção

Seção Temática: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação