Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.783Resumo
O Ensino de Filosofia no Brasil atravessa um período de incertezas diante da lei de Reforma do Ensino Médio, de 2017 e com a sua nova Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, deseja-se pensar a contribuição da Filosofia no currículo do Ensino Médio e nos efeitos que essa presença provoca nos sujeitos-professores desta disciplina, de modo especial, os não graduados em Filosofia. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Michel Foucault, de Gilles Deleuze e de Félix Guattari, que apresentam conceitos que servirão para analisar a constituição da subjetividade des(re)territorializada a partir das “escritas de si” destes professores. Espera-se despertar a resistência na comunidade acadêmica diante das imposições da macroestrutura, consciente da responsabilidade que a Filosofia traz em si.
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