Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.788

Resumo

Este artigo relaciona Educação Profissional e Ensino Médio a partir do Currículo Integrado, numa perspectiva politécnica, omnilateral. O objetivo é discutir e compreender a Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado, com vistas a contribuir para a superação da histórica dualidade entre trabalho manual/trabalho intelectual e formação propedêutica/formação profissional. A pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, embasou-se em Kuenzer (2009), Moura (2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Fundamentou-se na Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996 e Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. A Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado são uma importante ação político-educacional para promover um modelo de educação e sociedade mais igualitário e equitativo à classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Francinaide de Lima Silva Nascimento, IFRN

Prof.a. Dr.a do PPGEP-IFRN.

Elizeu Costacurta Benachio, PPGEP-IFRN

Licenciado em Matemática. Mestrando do PPGEP-IFRN.

Roseane Idalino da Silva, PPGEP-IFRN

Licenciada em Pedagogia. Mestranda do PPGEP-IFRN.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Silva Nascimento, F. de L., Benachio, E. C., & da Silva, R. I. (2019). Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado. Horizontes, 37, e019055. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.788