Docência, escola e escolarização – uma entrevista de Michel Foucault para a Periscope em 1975
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.791Resumo
Em uma entrevista com Jacques Chancel, em 10 de março de 1975, Michel Foucault é indagado sobre a sua docência, a escola, as implicações da família em relação à escolarização, ao ambiente escolar e à atitude dos jovens na escola. Trata-se de um fragmento de dez minutos de uma entrevista com cerca de sessenta realizada para o Radioscopie, programa tradicional do rádio francês. Os elementos que emergem desse diálogo possibilitam, mais de quatro décadas após, pensar a docência e a escola brasileira. Dessa forma e com essa perspectiva, pretende-se ultrapassar a mera descrição para problematizar alguns elementos da formação docente e da construção da relação de ensino-aprendizagem com esse outro – o aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.