Experiências associativas de docentes e trabalhadores no Recife: 1872-1915

Autores

  • Yan Soares Santos Universidade Federal de Pernambuco/ Doutorando em Educação https://orcid.org/0000-0001-8304-7776
  • Adriana Maria Paulo da Silva Universidade de Pernambuco/ Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CE); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE). https://orcid.org/0000-0002-7702-9501

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.828

Resumo

Objetivamos analisar as práticas de educabilidade voltadas às ações de educação para o trabalho, durante a segunda metade do século XIX, no Recife. Privilegiamos os registros produzidos pelos Presidentes da Província / Governadores do Estado, pelos Inspetores Gerais da Instrução Pública e os estatutos e relatórios produzidos pelas associações de trabalhadores e docentes. Analisamos as redes de relações, identificações, escolhas e experiências (THOMPSON, 1987) específicas, individuais e/ou coletivas, desses sujeitos, enquanto estratégias (DE CERTEAU, 1998) de atuação sociopolítica. Concluímos que as ações de educação para o trabalho por eles vivenciadas configuraram-se numa prática sociopolítica de seu “fazer-se” e de fortalecimento de seus ofícios específicos.

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Biografia do Autor

Yan Soares Santos, Universidade Federal de Pernambuco/ Doutorando em Educação

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco (2011). Mestre pelo programa de Pós-graduação do departamento de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente Doutorando pelo programa de Pós-graduação do departamento de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2016). Desde 2010 atuando em pesquisas sobre ensino profissional, associativismo operário e associativismo docente, no século XIX e início dos XX. Com foco na relação entre, as associações de ofício e a instrução dos trabalhadores. Articula-se as áreas de História Social da Educação, História Social do Trabalho, História do Ensino Profissional.

Adriana Maria Paulo da Silva, Universidade de Pernambuco/ Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CE); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE).

Graduada (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e professora do Programa de Pós-graduação em Educação. É coordenadora do Mestrado profissional em ensino de História da UFPE (PROFHISTÓRIA/UFPE). É líder do Grupo de Pesquisa "História da educação e das práticas de educabilidade no mundo ibero-americano". É coordenadora do GT 02 (História da Educação) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

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Publicado

24-04-2021

Como Citar

Santos, Y. S., & Silva, A. M. P. da. (2021). Experiências associativas de docentes e trabalhadores no Recife: 1872-1915. Horizontes, 39(1), e021011. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.828