Produções sobre educação inclusiva: o ensino superior em foco

Carla Pacheco Govêa, Claudia Gomes

Resumo


No que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, observam-se estudos sistematizados que buscam oferecer um panorama da efetivação do processo de inclusão. A partir disso, este trabalho teve o objetivo de caracterizar a produção cientifica voltada à inclusão de estudantes com deficiência no contexto de democratização do ensino superior. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura no banco de dados do SciELO (de 2007 a 2017) e selecionamos 48 artigos conforme os descritores “inclusão”, “ensino superior” e “deficiência”. Ressalta-se que os artigos pesquisados fazem menção à modalidade de ensino presencial. No geral, os trabalhos apontam a necessidade de reconstrução do sistema de ensino superior para superação de barreiras e de investimento em ações que problematizem o preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.840

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia