A produção textual em contextos do letramento e significação social

Resumo

Neste artigo temos por objetivo apresentar reflexões sobre a produção escrita como prática de letramento e significações sociais. São abordadas as noções de gêneros discursivos apontando para a importância dessa materialidade em diversos contextos sociais, contemplando as concepções de multiletramento e multimodalidade dos gêneros textuais digitais na cibercultura. Traremos uma análise sobre uma atividade de produção textual a partir do gênero publicidade. Os resultados mostram que os discentes conseguiram articular oralidade, escrita e estratégias de persuasão, contextualizando-as ao seu próprio mundo, com marcas de referência ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em suas produções, ampliando competências das organizações linguísticas e relacionando-as à produção de sentidos do texto.

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Biografia do Autor

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Adriana Cavalcanti dos Santos– Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-PT. Mestra e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (CEDU/UFAL). É professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura e produção. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT).
Wilton Petrus dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.
Nádson Araújo dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universdidade Federal de Alagoas.
Publicado
2020-02-24
Como Citar
Santos, A. C. dos, Santos, W. P. dos, & Santos, N. A. dos. (2020). A produção textual em contextos do letramento e significação social. Horizontes, 38(1), e020006. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.846
Seção
Seção Temática: Gênero textual/discursivo como instrumento