O gênero textual reportagem impressa em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir da elaboração de Modelo Didático de Gênero e de Sequência Didática

Rosangela Oro Brocardo, Terezinha da Conceição Costa-Hubes

Resumo


Tendo em vista a perspectiva de que os gêneros textuais podem ser tomados como instrumento para mediar o processo ensino-aprendizagem da língua e das marcas discursivas que a constituem, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los. Nesse sentido, propomos um trabalho pautado na proposta de trabalho da Sequência Didática (SD), conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e adaptação de Costa-Hübes (2008), constituído a partir da elaboração de Modelo Didático do Gênero (MDG), segundo as orientações de Schneuwly e Dolz (2004) e Machado e Cristóvão (2006). O objetivo reside na tentativa de aclarar os propósitos do trabalho com o gênero na sala de aula, ampliando o conhecimento sobre sua função social, seu contexto de produção, sua organização composicional e suas marcas linguísticas. 

Palavras-chave: Gênero Textual; Sequência Didática; Modelo Didático de Gênero; Reportagem Impressa.

The printed report genre in the classroom: a working proposal from the development of a Didactic Model Gender and Didactic Sequence

Abstract
Given the prospect that textual genres can be taken as a tool to mediate the teaching-learning process of the language and discursive marks that constitute them, it becomes important to find ways to teach them. In this direction, we suggest a study based on the Didactic Sequence (DS) work proposal, as proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and adaptation of Costa-Hübes (2008), constituted from the development of a Didactic Model of Genre (DMG), according to the guidelines of Schneuwly and Dolz (2004) and Machado and Cristóvão (2006). The objective consists in the attempt to clarify the purposes of the work with the genre in the classroom, expanding the knowledge about its social role, its context of production, its compositional organization and its linguistic marks.
Keywords: Textual Genre; Didactic Sequence, Didactic Model of Genre; Printed Report.


Palavras-chave


Gênero Textual; Sequência Didática; Modelo Didático de Gênero; Reportagem Impressa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia