Apontamentos sobre os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar

Autores

  • Sandrielli Cassiano de Carvalho Associação de ensino e cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS)
  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) https://orcid.org/0000-0002-5428-2870

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.889

Resumo

A Pedagogia é uma área que tem ampliado a concepção de educação como objeto de trabalho, considerando as novidades de atuação que as Diretrizes Curriculares Nacionais do ano de 2006 oferecem. Ao lecionar a disciplina de ‘Educação em espaços não escolares’ em Curso de Licenciatura em Pedagogia, objetivou-se deslocar o imaginário das estudantes sobre as possibilidades de atuação do/da pedagogo/a até então ligadas ao ambiente escolar. A partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa empírica, as estudantes foram levadas a investigar os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar nos municípios onde moravam. Encontramos pedagogos/as que atuam na assistência social e na saúde mental, o que nos levou a investigar como a Pedagogia se efetiva nesses espaços. Concluímos que a produção do conhecimento científico na área educacional acompanha a execução do trabalho pedagógico realizado nesses novos locais de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandrielli Cassiano de Carvalho, Associação de ensino e cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS)

Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Brasilândia/MS. Licenciada em Pedagogia pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É pesquisador vinculado aos seguintes grupos: NUDISEX da UEM, GEPPE da UEMS/Paranaíba e DITEFRON UEMS/Jardim.

Downloads

Publicado

04-07-2020

Como Citar

Carvalho, S. C. de, & Silva, F. G. O. da. (2020). Apontamentos sobre os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar. Horizontes, 38(1), e020032. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.889