Apontamentos sobre os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.889Abstract
A Pedagogia é uma área que tem ampliado a concepção de educação como objeto de trabalho, considerando as novidades de atuação que as Diretrizes Curriculares Nacionais do ano de 2006 oferecem. Ao lecionar a disciplina de ‘Educação em espaços não escolares’ em Curso de Licenciatura em Pedagogia, objetivou-se deslocar o imaginário das estudantes sobre as possibilidades de atuação do/da pedagogo/a até então ligadas ao ambiente escolar. A partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa empírica, as estudantes foram levadas a investigar os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar nos municípios onde moravam. Encontramos pedagogos/as que atuam na assistência social e na saúde mental, o que nos levou a investigar como a Pedagogia se efetiva nesses espaços. Concluímos que a produção do conhecimento científico na área educacional acompanha a execução do trabalho pedagógico realizado nesses novos locais de atuação.
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