O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.9Resumo
Este trabalho, ao tratar da pesquisa com crianças, procura definir a concepção de infância e de criança e situá-las historicamente a partir das conquistas advindas da legislação e da produção acadêmica, visando compreender a produção de cultura pelas crianças e a importância de teorias e metodologias que possibilitem sua investigação a partir da Imprensa Periódica Educacional. Para tal, foram selecionadas três revistas: Cadernos de Pesquisa, Educação & Sociedade e Perspectiva e realizado um levantamento seguido de revisão bibliográfica com osartigos publicados entre 1991 e 2009. Os resultados da investigação apontam para a valorização das crianças, vistas como sujeitos de direitos. Em todos os trabalhos analisados constata-se a ênfase dada pelos autores da necessidade de considerar a criança como um ser capaz de falar em seu próprio direito.
Palavras-chave: Criança; Infância; Imprensa Periódica.
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