O trabalho com uma sequência didática de receitas em língua inglesa em uma escola pública

Autores

  • Ana Paula Marques Beato-Canato
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.90

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, gênero textual receita culinária, sequência didática, ensino-aprendizagem de língua inglesa, desenvolvimento de capacidades de linguagem

Resumo

Em uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, advogamos que, para alcançar seus objetivos, o trabalho com línguas na rede regular pública de ensino pode ser planejado em sequências didáticas organizadas em torno de
gêneros textuais. Tais unidades visam ao desenvolvimento de capacidades de linguagem, entendidas como “aptidões requeridas para a realização de um texto numa situação de interação determinada” (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993, p.30). A partir desses pressupostos, sequências didáticas foram aplicadas a alunos de uma escola municipal de Joinville, ao longo de um ano escolar, com o objetivo de possibilitar a participação efetiva em um projeto de troca de correspondências. Dentre os gêneros abordados, selecionamos receitas culinárias para o escopo deste artigo, que visa, assim, descrever o material elaborado e analisar as produções de um aluno de modo a ilustrar oportunidades (ou não) de desenvolvimento de capacidades de linguagem possibilitadas por um trabalho dessa natureza.
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; gênero textual receita culinária; sequência didática; ensino-aprendizagem de língua inglesa; desenvolvimento
de capacidades de linguagem.


The work with a didactic sequence of recipes in English as an additional language in a public school

Abstract
In a sociodiscursive interactionist perspective, we advocate that, to achieve its goals, the work with languages in public regular schools can be planned in didactic sequences towards genres. Such units aim at the development of language capacities (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993). Based on these principles, didactic sequences were employed with students of a public school in Joinville, during a school year, with the objective of contributing to their effective participation in a pen pal Project. Among the genres handled, cooking recipes
were taken as scope of this paper, which aims at describing the material planned and analyze the productions of one student in order to illustrate the opportunities of language capacities development enabled by a work of this
nature.
Keywords: Sociodiscursive Interacionism; genre cooking recipe; didactic sequences; English language teaching/learning; language capacities development.

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Biografia do Autor

Ana Paula Marques Beato-Canato

Mestre (2003) e Doutora (2009) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada (1998) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis/SP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada. Professora do Programa Interdisciplinar de Pos-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e professora adjunta de língua inglesa no Departamento de Anglo-Germânicas.

Vera Lúcia Lopes Cristovão

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL). É Mestre (1996) e Doutora (2002) em
Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

Beato-Canato, A. P. M., & Cristovão, V. L. L. (2014). O trabalho com uma sequência didática de receitas em língua inglesa em uma escola pública. Horizontes, 32(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.90