O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio

Autores

  • Emily Caroline da Silva
  • Eliane Gouvêa Lousada

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.91

Resumo

Este artigo insere-se dentro de duas problemáticas atuais e paralelas: por um lado, a da internacionalização das universidades brasileiras e, por outro, a da escrita em meio acadêmico. Com o intuito de contribuir para a expansão de pesquisas focadas na didática de gêneros textuais acadêmicos, como as de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), este artigo visa a: a) propor um modelo didático (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) do gênero plano de estudos acadêmico para pleiteio de intercâmbio; b) a criar uma proposta de sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) para alunos universitários, baseada
no modelo didático elaborado.
Palavras-chave: letramento acadêmico; gênero textual; plano de estudos.

Abstract
This article focuses on two current and parallel issues: first, the internationalization of Brazilian Universities; secondly, the academic writing. Intending to contribute to the expansion of research related to the teaching of
academic text genres, such as the studies of Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007) or Motta-Roth and Hendges (2010), and based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006), this paper aims: a) to propose a didactic model (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) of the text genre “Application Essay”, in order to apply for an exchange program; b) to create a didactic sequence (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004), based on this didactic model, to use with students at University.
Keywords: Academic Literacy; Text Genre; Application Essay

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Biografia do Autor

Emily Caroline da Silva

Emily Caroline da Silva: Mestranda do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo. Atua como professora de francês, assistente de coordenação e formadora profissional dos Cursos Extracurriculares de Francês, da Universidade de São Paulo.

Eliane Gouvêa Lousada

É Mestre (1998) e Doutora (2006) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, na Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

Silva, E. C. da, & Lousada, E. G. (2014). O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio. Horizontes, 32(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.91