Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.939Resumo
Este artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática.
Downloads
Referências
Referências
ALMEIDA, Lígia Beatriz de Carvalho. Conceitos-chave e estratégias pedagógicas: material para mídia-educação. 2009. Disponível em: <https://ligiabeatriz.wordpress.com/conceitos-chave-e-estrategias-pedagogicas/>. Acesso em: 20 ago. 2018.
ANSTEY, M; BULL; G. Tiempos cambiantes, alfabetizaciones cambiantes. Lectura y vida: Revista latinoamericana de lectura, v. 28, n. 1, 2007, p. 42-47.
BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BUCKINGHAM, David. Media education – literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.
_______. Defining digital literacy: what do young people need to know about digital media? In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Eds.). Digital literacies. New York: Peter Lang, 2008.
______. The Media Education Manisfesto. Cambridge: Polity Press, 2019.
CERVERÓ, Aurora Cuevas. Lectura, Alfabetización en Información y Biblioteca Escolar. Gijón: Trea, 2007.
GREEN, H.; HANNON, C. Their space – education for a digital generation. Londres: Demos, 2007
HALL, Stuart. Da diáspora. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.
HALL, S.; WHANNEL, P. The popular arts. Londres: Hutchinson Educational, 1964.
FANTIN, Monica. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo : Paz e Terra, 2000.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KIRSCH, Marivani Briddi. A influência das mídias na educação de jovens e adultos e as práticas pedagógicas. 2010. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alvorada, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71896/000880423.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 jan. 2019.
LEMOS, André. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. Matrizes, v. 9, n.1, pp. 29-51, 2015. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/575/pdf_3. Acesso em: 09 dez de 2017.
LUSTED, David (org.) The Media Studies Book – A Guide for Teachers. Londres: Routledge, 1991.
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Mídia-educação a serviço da cidadania: uma proposta para a formação de assistentes sociais. In MACEDO, Alessandra Xavier Nunes, PIRES, David Ulisses Brasil Simões e ANJOS, Fernanda Alves (org.) Educação para a Mídia – Cadernos de Debate da Classificação Indicativa. Brasília: Ministério da Justiça/ Secretaria Nacional de Justiça, 2014.
TREVISAN, Michele Kapp; GOETHEL, Mariana Fagundes. Meme: intertextualidades e apropriações na Internet. In: 10° ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DE MÍDIA - ALCAR, 10., 2015, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: 10º Encontro Nacional de História de Mídia - Alcar, 2015. p. 01 - 15. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.