Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.939

Resumo

Este artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Jornalista, mestre em Televisão Digital e doutora em Ciência da Informação, ambos títulos adquiridos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é docente titular do Programa de Pós Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes.

Referências

Referências

ALMEIDA, Lígia Beatriz de Carvalho. Conceitos-chave e estratégias pedagógicas: material para mídia-educação. 2009. Disponível em: <https://ligiabeatriz.wordpress.com/conceitos-chave-e-estrategias-pedagogicas/>. Acesso em: 20 ago. 2018.

ANSTEY, M; BULL; G. Tiempos cambiantes, alfabetizaciones cambiantes. Lectura y vida: Revista latinoamericana de lectura, v. 28, n. 1, 2007, p. 42-47.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BUCKINGHAM, David. Media education – literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.

_______. Defining digital literacy: what do young people need to know about digital media? In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Eds.). Digital literacies. New York: Peter Lang, 2008.

______. The Media Education Manisfesto. Cambridge: Polity Press, 2019.

CERVERÓ, Aurora Cuevas. Lectura, Alfabetización en Información y Biblioteca Escolar. Gijón: Trea, 2007.

GREEN, H.; HANNON, C. Their space – education for a digital generation. Londres: Demos, 2007

HALL, Stuart. Da diáspora. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.

HALL, S.; WHANNEL, P. The popular arts. Londres: Hutchinson Educational, 1964.

FANTIN, Monica. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo : Paz e Terra, 2000.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KIRSCH, Marivani Briddi. A influência das mídias na educação de jovens e adultos e as práticas pedagógicas. 2010. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alvorada, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71896/000880423.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 jan. 2019.

LEMOS, André. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. Matrizes, v. 9, n.1, pp. 29-51, 2015. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/575/pdf_3. Acesso em: 09 dez de 2017.

LUSTED, David (org.) The Media Studies Book – A Guide for Teachers. Londres: Routledge, 1991.

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Mídia-educação a serviço da cidadania: uma proposta para a formação de assistentes sociais. In MACEDO, Alessandra Xavier Nunes, PIRES, David Ulisses Brasil Simões e ANJOS, Fernanda Alves (org.) Educação para a Mídia – Cadernos de Debate da Classificação Indicativa. Brasília: Ministério da Justiça/ Secretaria Nacional de Justiça, 2014.

TREVISAN, Michele Kapp; GOETHEL, Mariana Fagundes. Meme: intertextualidades e apropriações na Internet. In: 10° ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DE MÍDIA - ALCAR, 10., 2015, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: 10º Encontro Nacional de História de Mídia - Alcar, 2015. p. 01 - 15. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2016.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Cerigatto, M. P. (2020). Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos. Horizontes, 38(1), e020046. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.939

Edição

Seção

Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas