As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil: continuidades e descontinuidades

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1041

Resumo

Esta pesquisa investigou programas de analfabetismo em diferentes governos. Para organização dos achados, realizamos duas etapas. Na primeira, procedeu-se ao mapeamento dos documentos das políticas contra o analfabetismo. Na segunda, a análise geral para identificar o público, a proposta e a concepção de alfabetização. Compreendemos, a partir da análise dos dados, que os programas referentes ao analfabetismo, por muitos anos, foram direcionados ao público de jovens e de adultos. Apenas nas últimas décadas, tais políticas dedicaram-se à obrigatoriedade da alfabetização a partir dos anos iniciais. Houve muitas descontinuidades e poucas continuidades, provocando de forma intencional, a falta de acesso das camadas mais pobres da população ao conhecimento sistematizado.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do curso de Pedagogia. Leciona as disciplinas de Jogos e Brincadeiras na Infância e Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica. É Coordenadora da Educação Básica na Vice Reitoria e Membro do Conselho Superior da mesma Universidade. Tem interesse em pesquisas que tratem da formação inicial e continuada dos professores, Educação Infantil e Anos Iniciais, propostas curriculares e metodológicas para a Educação Infantil e Anos Iniciais. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança.

 

Valéria Silva Ferreira, Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). É titular da Universidade do Vale do Itajaí, atua no curso de Pedagogia e no Mestrado/Doutorado em Educação. Lidera o grupo de pesquisa Contextos da educação da criança. (Texto informado pelo autor)

Rosiani Fabricia Ribeiro Boeing, Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado (2007), especialização em práticas pedagógicas e gestão escolar pela Associação Catarinense de Ensino - ACE (2007), e mestrado pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2016). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Garuva. Tem experiência na área de Educação Infantil e Séries iniciais do Ensino Fundamental. Mais específico em séries de primeiros anos e pré escolar.

 

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Vanzuita da Silva, S. C., Ferreira, V. S., & Ribeiro Boeing, R. F. (2020). As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil: continuidades e descontinuidades. Horizontes, 38(1), e020057. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1041