Conhecer no/pelo sofrer: a vítima como sujeito no testemunho e na transgressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1050

Resumo

O sofrimento social, evento crítico que afeta o cotidiano de um grupo social, provoca uma inflexão no modo como a vítima conhece a realidade. Veena Das denomina “conhecimento envenenado” a permanência da violência na subjetividade que modifica o imaginário e os horizontes de compreensão da vida. Articulando a dimensão social e individual do processo formativo humano, provoca a Filosofia da Educação a refletir sobre as relações entre apostas éticas e a sujeiticidade da vítima. No encontro de teorias pós-colonial e descolonial, propõe-se uma revisão das categorias de Das em diálogo com o pensamento crítico latino-americano. Permanece o desafio de melhor caracterizar o conhecimento produzido na dor e na compaixão, como forma de renovação do marco categorial da Filosofia da Educação.

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Biografia do Autor

Allan Silva Coelho, Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade São Francisco USF

Licenciado em Filosofia (UNIFAI), doutor em Ciências da Religião (UMESP), com estágio de pós-doutorado no CESOR, EHESS. Professor no PPGE-USF.

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Publicado

28-12-2020

Como Citar

Coelho, A. S. (2020). Conhecer no/pelo sofrer: a vítima como sujeito no testemunho e na transgressão. Horizontes, 38(1), e020055. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1050