Imagens fílmicas infantes: espaços de incidência inventiva

Autores

  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.306

Palavras-chave:

Potência de agir, Encontro fílmico, Potência infante.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em Educação e Artes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e propõe produzir diferentes fluxos de pensamentos a partir de três encontros fílmicos em que a criança se faz presente. Intenciona dar atenção àquilo que tem a potência de afetar (SPINOZA, 2010) e inquietar, possibilitando a produção de diferentes arranjos e tessituras em relação à educação. As problematizações suscitadas a partir do cruzamento dos espaços de incidência inventiva com a potência infante (DELEUZE, 2006) nos filmes ‘Los colores de las flores’, A Invenção de Hugo Cabret’ e ‘O Balão Branco’, potencializou o esboço de outras possibilidades de atuar, simulando diferentes modos de ser e desenhando singulares formas de vivenciar a docência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-Doutoranda (2015-2016) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, sob supervisão da Profa. Dra. Marilda Oliveira de Oliveira. Possui Doutorado em Educação (2014) pelo PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na UFSM - RS; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009); Pós-graduação - Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1989) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1987). Atuou no ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual Santa Maria ? RS (1992-1995) e como professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria ? RS (2012-2013). Desde 2010 foca seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com a Filosofia da Diferença. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) vinculado ao CNPq. Atualmente é professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Educação (CE) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia Diurno e Noturno, Educação Especial e Licenciatura em Artes Visuais.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Associada III do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Centro de Educação, UFSM/RS. Doutora em História da Arte (1995) e Mestre em Antropologia Social (1990), ambos pela Universidad de Barcelona, Espanha. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria – RS (1987). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC), diretório do CNPq. Membro da International Society for Education through Art (InSEA). Atua na graduação no curso de Licenciatura – Artes Visuais, nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado III e IV. Pesquisadora na Linha de Pesquisa ‘Educação e Artes’ do PPGE/CE/UFSM. Orienta pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado na área da educação das artes visuais, formação inicial e continuada em artes visuais. Coordenadora do Subprojeto Pibid Artes Visuais no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Autora do livro: “Identidade e Interculturalidade – História e Arte Guarani” pela Editora da UFSM (2004), 2º edição 2013. Organizadora do livro “A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais” juntamente com o professor Fernando Hernández, da Universidad de Barcelona, publicado em 2005 pela Editora da UFSM. 2ª edição em 2015. Organizadora do Livro “Arte, Educação e Cultura” publicado pela Editora da UFSM em 2007, 2ª edição em 2015. Presidente da Comissão Editorial da Revista Digital do LAV – Laboratório de Artes Visuais – UFSM.

Downloads

Publicado

31-08-2017

Como Citar

Cardonetti, V. K., & Oliveira, M. O. de. (2017). Imagens fílmicas infantes: espaços de incidência inventiva. Horizontes, 35(2), 27–37. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.306

Edição

Seção

Artigos