Os desafios para a implementação da Lei 10.639/03: uma análise a partir de outros olhares epistêmicos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.321Keywords:
Negros, Lei 10.639/03, Preconceito Racial, Estereótipos.Abstract
Este artigo disserta sobre a necessidade de implementação da Lei 10.639/03 nas universidades brasileiras, a partir da discussão acerca das possibilidades de encaminhar formações mais direcionadas para o lido com as diferenças inscritas nessa sociedade, uma vez que os profissionais que saem da universidade lidarão com pessoas em suas respectivas profissões. A análise é feita sob a luz de teorias filosóficas e sociológicas, que dissertam sobre o fenômeno do racismo no Brasil. Desse modo, são utilizados autores como Carlos Moore e Kabengele Munanga para encaminhar a discussão. O percurso analítico parte do pressuposto de que os cursos de licenciaturas e bacharelados das universidades brasileiras não preparam suficientemente bem os profissionais para as relações étnico-raciais no mercado de trabalho - desde as escolas, universidades, ou prestações de serviços e indústrias, acarretando perpetuação de estereótipos e preconceito racial. A importância dessa discussão diz respeito ao imaginário social brasileiro e suas imagens pejorativas em relação aos negros, pois as relações interpessoais em ambientes de trabalho e escolares podem ser transformadas a partir de conhecimentos específicos nas formações de profissionais que dialoguem melhor nos ambientes profissionais e educacionais. Palavras-Chave: Negros; Lei 10.639/03; Preconceito Racial; Estereótipos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.