Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA

Autores

  • Juliana Santana Cavallari Universidade do Vale do Sapucaí (Univás); Faculdade de Tecnologia - Jacareí
  • Virgínia Neves Salles Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Centro de Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Ensino (CEJA, MT)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.324

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Novas Tecnologias, Perspectiva Discursiva

Resumo

Pautado em uma perspectiva discursiva, este estudo busca compreender como o sujeito-aluno, com mais de 30 anos, matriculado em uma escola estadual no interior do Mato Grosso, bem como seus professores significam as novas tecnologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos. O corpus de pesquisa resultou de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos de séries variadas e com dois professores desses alunos. A análise empreendida sugere que os professores, preocupados em abraçar o “novo”, ou seja, uma metodologia de “ponta”, repleta de recursos audiovisuais e tecnológicos, deixam de lado o que deveria estar no centro do processo de ensino-aprendizagem: o aluno e seus anseios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Santana Cavallari, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás); Faculdade de Tecnologia - Jacareí

Professora, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Língua e Ensino, Análise de Discurso, Formação de professores. Áreas prioritárias: Linguística Aplicada, Linguística, Educação.

Virgínia Neves Salles, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Centro de Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Ensino (CEJA, MT)

Mestre em Linguìstica Aplicada na Universidade de Taubaté, pós-graduada em Língua Inglesa e graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Taubaté. Atualmente, trabalha na Universidade de Mato Grosso e no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Rede Estadual de Ensino . Possui experiência no ensino de língua inglesa e portuguesa em escolas públicas e privadas.Principais linhas de pesquisa: Análise do Discurso, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão, Ensino e aprendizagem de línguas.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Cavallari, J. S., & Salles, V. N. (2016). Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA. Horizontes, 34(3), 49–58. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.324