Entre teoria e prática: o que dizem os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.848Abstract
Esta investigação foi realizada por uma bolsista CNPq Ensino Médio, vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), com o objetivo de analisar o modo como espaços escolares e não escolares produzem práticas educativas e artísticas em meio aos processos de ensinar e aprender. Nesta investigação, buscou-se aproximação com uma das escolas, a fim de compreender como os estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental percebem os processos de ensinar e aprender. A genealogia, de Michel Foucault (2005), foi o aporte metodológico da investigação, assim como serviu de aporte teórico para o estudo. A recorrência da dicotomia teoria e prática, na fala dos alunos, mostrou que ainda há uma dissociabilidade dessas questões no contexto da escola.
Downloads
References
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CASTRO-GÓMEZ, S. Historia de la gubernamentalidad: razón de Estado, liberalismo y neoliberalismo en Michel Foucault. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Pontificia Universidad Javeriana – Instituto Pensar; Universidad Santo Tomás de Aquino, 2010.
FÁVERO, M.L. Sobre a formação do educador. A formação do educador: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1981.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 16.ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2001.
LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê. Trad. Cristina Antunes. Sobre o ofício do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
KUENZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.
MANFREDI, S.M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
ROPÉ, F.; TANGUY, L. (orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997. p.15-67.
VEIGA-NETO, A. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. In: PINTO, Tarcísio Jorge Santos; CUNHA, Marcus Vinícius da (org.). Educação em Foco. Juiz de Fora, Minas Gerais: Editora UFJF, v. 20, n. 1, março/junho, 2015. p. 113-140.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.