O trabalho com gêneros textuais em um curso de Pedagogia: uma proposta de produção editorial para o letramento profissional

Autores

  • Claudia de Jesus Abreu Feitoza Universidade São Francisco
  • Milena Moretto Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.874

Resumo

Em nossas experiências como professoras do ensino superior, temos observado que são muitas as dificuldades de escrita de alunos ingressantes e, inclusive, concluintes nos cursos de Pedagogia. Diante disso, neste texto, temos como objetivo discutir acerca das contribuições de uma experiência prática de formação inicial, no que diz respeito à aprendizagem de leitura e escrita de gêneros textuais que, embora não pertençam à esfera acadêmica, serão objeto de ensino dos pedagogos em atuação nos diferentes segmentos de ensino e anos em que irão atuar. Fundamentando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva e nas considerações dos Novos Estudos do Letramento, desenvolvemos um trabalho de produção editorial que, diante de nossas análises, contribuiu para o letramento profissional dos estudantes.

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Biografia do Autor

Claudia de Jesus Abreu Feitoza, Universidade São Francisco

Doutora em Educação e Professora do curso de Pedagogia da USF

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

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Publicado

24-02-2020

Como Citar

Feitoza, C. de J. A., & Moretto, M. (2020). O trabalho com gêneros textuais em um curso de Pedagogia: uma proposta de produção editorial para o letramento profissional. Horizontes, 38(1), e020010. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.874

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero textual/discursivo como instrumento