Um olhar para os saberes docentes que estruturam a prática pedagógica do professor universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.895

Resumo

Esta pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, com procedimentos via netnografia, permitiu identificar as contribuições registradas por professores formadores da área de educação. Partimos do seguinte problema de pesquisa: quais os tipos de saberes docentes estruturam a prática pedagógica dos professores e como se caracterizam as bases ontológicas e epistemológicas que sustentam esses saberes? Objetivou-se identificar os tipos de saberes docentes implícitos nos depoimentos dos professores investigados, relacionados com as bases científicas e os construtos epistemológicos que fundamentam a sua docência. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos, com 16 participações envolvendo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do grupo de pesquisa. Primeiramente, realizou-se estudo dos saberes docentes propostos por Tardif (1991, 2002), Gauthier (1998) e Pimenta (1999), que geraram as sínteses que alicerçaram a elaboração do roteiro da entrevista e a definição das categorias. A segunda etapa consistiu na aplicação da entrevista semiestruturada, com 20 professores que atuam na docência da formação inicial e/ou continuada. Os resultados revelam a presença de conhecimentos pedagógicos, epistemológicos, ontológicos e filosóficos que fundamentam e dão sentido às atividades docentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario José Knapik, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Religioso Franciscano, possui Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, Curso de Filosofia pelo Instituto Franciscano de Filosofia São Boaventura, Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios e Pós-graduação em Finanças ambas pela FAE Centro Universitário. Atualmente é vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus. 

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do programa de pós graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Edna Liz Prigol, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bolsista da capes do programa de pós-doc na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Downloads

Publicado

12-06-2020

Como Citar

Knapik, M. J., Behrens, M. A., & Prigol, E. L. (2020). Um olhar para os saberes docentes que estruturam a prática pedagógica do professor universitário. Horizontes, 38(1), e020027. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.895