Eating in the Nursery School: Pedagogy, Performativity & Biopolitics
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i2.465Resumo
Abstract
The study presented here explores eating as a pedagogical practice. It pays attention to arrangements of things such as Christmas cookies, whole-wheat and white bread, frozen chicken, plates, chairs, tables, and freezers. Entering in dialogue with performativity theory and post-structuralist approaches, a series of ethnographic analyses from German and Brazilian nursery schools reveal how eating can be enacted as a sensual pleasure, a health risk, an ethnic custom, or a civil right within a variety of local pedagogical contexts. Through specific arrangements of foods and other things, young children are educated to eat with moderation, to change their ethnic dietary habits, or to become modern citizens. Pedagogy can thus entail doing public health, doing ethnic identity, or doing citizenship while eating is an important way of doing these in early childhood education and care settings.
Keywords: Early Childhood Education & Care; Ethnicity; Obesity Prevention, Performance.
Comendo na escola infantil: Pedagogia, Performatividade & Biopolítica
Resumo
O estudo apresentado aqui explora o ato de comer como uma prática pedagógica. Tem-se como proposta prestar atenção aos arranjos de comidas como biscoitos de Natal, pão de trigo integral e pão branco, frango congelado, pratos, cadeiras, mesas e congeladores. Através do diálogo com a teoria da performatividade e abordagens pós-estruturalistas, uma série de análises etnográficas de escolas de educação infantil alemãs e brasileiras revelam como comer no jardim de infância pode ser um prazer sensual, um risco para a saúde, um costume étnico, ou um direito civil dentro de diferentes histórias locais e constelações de poder. Através da combinação de alimentos específicos e outras coisas, as crianças são educadas para comer com moderação, para mudar seus hábitos alimentares étnicos, ou para serem cidadãos modernos. A pedagogia pode, portanto, consistir em fazer valer a saúde pública, fazer valer a identidade étnica, ou fazer valer a cidadania e comer é uma forma importante de fazer isso em configurações de educação e nos cuidados na primeira infância.
Palavras-chave: Educação da primeira infância e Cuidado; Etnicidade; Prevenção de obesidade; Performance.
Downloads
Referências
References
ALTHANS, B. ; BILSTEIN, J. (Eds.). Essen - Bildung - Konsum: Pädagogisch-anthropologische Perspektiven. Wiesbaden: VS-Verlag, 2016.
AUDEHM, K. Erziehung bei Tisch: Zur Sozialen Magie eines Familienrituals. Bielefeld: transcript, 2007.
AZZARITO, L. The Rise of the Corporate Curriculum: Fatness, Fitness and Whiteness. In J. WRIGHT ; V. HARWOOD (Eds.). Biopolitics and the Obesity Epidemic: Governing Bodies London: Taylor & Francis, 2008. p. 2-14.
DINARDO, J. Natural Experiments and Quasi-natural Experiments. In: S. N. DURLAUF ; L. E. BLUME (Eds.). The New Palgrave Dictionary of Economics Online. London: Palgrave Macmillan, 2008. http://www.dictionaryofeconomics.com/article?id=pde2008_ N000142 (date of access: 2012-09-01).
EVANS, J. ; DAVIES, B. Sociology, the Body and Health in a Risk Society. In J. EVANS, B. DAVIES ; J. WRIGHT (Eds.), Body Knowledge and Control. Studies in the Sociology of Physical Education and Health London: Routledge, 2004. p. 35-51.
EVANS, J.; DAVIES, B.; RICH, E. The Body Made Flesh: Embodied Learning and the Corporeal Device. British Journal of Sociology of Education, 30(4), 391-505, 2009.
EVANS, J.; RICH, E.; ALLWOOD, R. ; DAVIES, B. Body Pedagogies, P/policy, Health and Gender. British Educational Research Journal, 34(3), 1-16, 2008.
FICHTNER, B. "Children as Unstable Signifiers": A Dialogue Between Giorgio Agamben and Lew Sem Vygotskij. In M. KONTOPODIS (Ed.). Children, Culture and Emerging Educational Challenges: A Dialogue with Brazil, Latin America Berlin: Lehmanns Media, 2009. p. 176-192.
GUTHMAN, J. Teaching the Politics of Obesity: Insights into Neoliberal Embodiment and Contemporary Biopolitics. Antipode: A Radical Journal of Geography, 41(5), 1110-1133, 2009.
KONTOPODIS, M. Biomedicine, Psychology and the Kindergarten: Children at Risk and Emerging Knowledge Practices. Sport, Education and Society, OnlineFirst: DOI: 10.1080/13573322.2011.605115, 2011.
KONTOPODIS, M. How Things Matter in Everyday Lives of Preschool Age Children: Material-semiotic Investigations in Psychology and Education. Journal für Psychologie, 20(2), 1-14, 2012a.
KONTOPODIS, M. Neoliberalism, Pedagogy and Human Development: Exploring Time, Mediation and Collectivity in Contemporary Schools. London and New York: Routledge/ Taylor & Francis, 2012b.
KONTOPODIS, M.; MATERA, V. Doing Memory, Doing Identity: Politics of the Everyday in Contemporary Global Communities (Introduction to Special Issue). Outlines: Critical Practice Studies, 2, 1-14, 2010.
KONTOPODIS, M.; SCHÜTZ-FOERSTE MARGIT, G.; FOERSTE, E. (in print). „Wir Leben nicht nur vom Essen“: Einschränkungen der Agrarökologie, die Gefahr des Konsumismus und die Pädagogik der Erde in der Landlosenbewegung in Brasilien. In B. ALTHANS & J. BILSTEIN (Eds.), Ernährung – Anthropologie und Pädagogik. Wiesbaden: VS-Verlag.
Local Authorities Coordinators of Regulatory Services/ LACORS. LACORS Nursery School Nutrition Report 2010. London, UK: LACORS, 2010. Available at: http://www.warwickshire.gov.uk/Web/Corporate/Pages.nsf/Links/1BC12969F40DD162802573AF0042C45F/$file/LACORS+Nursery+school+nutrition+report+2010.pdf (date of access: 30. August 2010).
MOL, A. I Eat an Apple. On Theorizing Subjectivities. Subjectivity, 22, 28–37, 2008a.
MOL, A. The logic of care: health and the problem of patient choice. Abingdon, Oxon and New York: Routledge, 2008b.
NIEWÖHNER, J. et al. C. Cardiovascular Disease and Obesity Prevention in Germany: An Investigation into a Heterogeneous Engineering
Michalis Kontopodis
Horizontes, v. 34, n. 2, p. 7-18, ago./dez. 2016
Project. Science, Technology & Human Values, 36(5), 723-751, 2011.
RABINOW, P. Essays on the Anthropology of Reason. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1996.
RAWLINS, E. Citizenship, Health Education and the UK Obesity Crisis. ACME: An International E-Journal for Critical Geographies, 7(2), 135-142, 2008.
RAWLINS, E. Choosing Health? Exploring Children's Eating Practices at Home and at School. Antipode: A Radical Journal of Geography, 41(5), 1084-1109, 2009.
RICH, E.; EVANS, J. ‘Fat Ethics’ – The Obesity Discourse and Body Politics. Social Theory & Health, 3, 341–358, 2005.
ROTHBLUM, E.; SOLOVAY, S. The Fat Studies Reader. New York: New York University Press, 2009.
SAGUY, A. C.; ALMELING, R. Fat in the Fire? Science, the News Media, and the ‘‘Obesity Epidemic’’. Sociological Forum, 23(1), 53-83, 2008.
SHILLING, C. Foreword: Body Pedagogics, Society and Schooling. In J. EVANS; E. RICH, B. DAVIES; R. ALLWOOD (Eds.), Education, Disordered Eating and Obesity Discourse: Fat Fabrications (pp. ix-xv). London and New York: Routledge, 2008.
SPIEKERMANN, U. Vollkornbrot in Deutschland. Regionalisierende und nationalisierende Deutungen und Praktiken während der NS-Zeit. Comparativ, 11(1), 27-50, 2001.
TOMRLEY, C.; KALOSKI NAYLOR, A. Fat Studies In The UK. York: Raw Nerve Books, 2009.
WULF, C. et al. Das Soziale als Ritual: Zur performativen Bildung von Gemeinschaften. Opladen: Leske + Budrich, 2001.
WULF, C. et al. Bildung im Ritual: Schule, Familie, Jugend, Medien. Wiesbaden: Verlag für Sozialwissenschaften, 2004.
WULF, C.; ZIRFAS, J. (Eds.). Pädagogik des Performativen. Theorien, Methoden, Perspektiven. Weinheim and Basel: Beltz, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.