Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1014

Resumo

Apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou desencadear a emergência de dinâmicas de cocriação de atividades que pudessem favorecer a aprendizagem matemática, à luz de alguns conceitos da teoria da Biologia do Conhecer. Por meio desta “experiência de convivência”, envolvendo a professora e os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Serra Gaúcha, foram vivenciadas atividades relacionadas à exploração do Minecraft. O contexto no qual se desenvolveu essa experiência educativa foi denominado Nicho de Aprendizagem Matemática. Os resultados revelam pistas, possibilidades que indicam que quando os processos de ensinar e aprender estão apoiados em dinâmicas que favorecem a cocriação pedagógica, a aprendizagem acontece naturalmente e torna-se prazerosa.

 

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Biografia do Autor

Graziela Rossetto Giron, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional - FATECIE/INEPE (2014) e Formação para Educação à Distância - UCS (2005). Licenciada em Ciências (1987) e Pedagogia (2004) pela Universidade de Caxias do Sul- UCS. Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/ RS. Tem experiência na educação básica e superior, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem, pensamento sistêmico, gestão escolar e políticas educacionais.

Eliana Maria do Sacramento Soares, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora e professora do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia e membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. Tem interesse em pesquisas relacionados à: formação docente no contexto da cultura digital; tecnologia e cognição; tecnologia digital e processos educativos; educação, cultura de paz e espiritualidade.

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Publicado

15-11-2020

Como Citar

Giron, G. R., & Sacramento Soares, E. M. do. (2020). Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência. Horizontes, 38(1), e020053. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1014