O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores

Autores

  • Sílvia Adriana Rodrigues
  • Simone Conceição Pereira Deák
  • Alberto Albuquerque Gomes

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.336

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Formadores de professores, Ensino Superior.

Resumo

Resumo
A presente discussão é recorte de uma pesquisa longitudinal, em andamento desde 2011, com objetivo geral de acompanhar processos de formação inicial para a docência, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional, tendo como sujeitos alunos e professores de cursos de Pedagogia, de universidades localizadas em duas regiões brasileiras distintas. Assim, nos limites deste texto, com a intenção de discutir a imagem que os professores dos cursos de formação inicial detêm sobre o que é ser professor e o que é ser formador de professores, são apresentados dados obtidos no ano de 2012, junto a 33 sujeitos, professores de duas universidades públicas. A análise dos dados nos permite inferir que o processo de formação dos formadores de professores é de autoformação e de um saber construído sobre a experiência, na situação de autodidatismo em potencial e em aceleração.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; Formadores de professores; Ensino Superior.


What trainers of future teachers think about being teacher and training teachers
Abstract
This discussion is part of a longitudinal study, ongoing since 2011, with the overall objective to follow up the processes of initial training for teaching in different public institutions of higher education, aiming to understanding how it is the development of professional learning. The participants were students and teachers of pedagogy courses within universities located in two distinct Brazilian areas. Thus, considering the limits of this paper, with the intention of discussing the representation of what teachers of initial training courses have about what means to be a teacher and what represents to be a teacher trainer for them, data obtained in 2012 are presented, along with 33 subjects, teachers from two public universities. The findings made us to conclude that the process of teacher training is self-training, and knowledge built on experience field, in a situation of self-learning potential and accelerated.

Keywords: Initial teacher training; Teacher trainers; Higher Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues

Sílvia Adriana Rodrigues é graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela FCT/UNESP e Doutoranda na mesma instituição. Professora Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus de Corumbá. Membro do Grupo de Pesquisa Profissão Docente, Formação, Identidade e Representações Sociais – GPDFIRS da FCT/UNESP. Líder do Grupo de e Estudos Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil – GEPIEI da UFMS/CPAN.

Simone Conceição Pereira Deák

Simone Conceição Pereira Deák é graduada em Geografia e Pedagogia. Doutora em Educação pela FCT/UNESP. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente. Professora da UNIESP – Campus de Presidente Prudente. Membro do Grupo de Pesquisa Profissão Docente, Formação, Identidade e Representações Sociais – GPDFIRS da FCT/UNESP.

Alberto Albuquerque Gomes

Alberto Albuquerque Gomes é graduado em Ciências Sociais, Doutor em Educação pela UNESP e com estágio de pós-doutoramento em Sociologia da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia em Lisboa-Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente, Formação, Identidade e Representações Sociais – GPDFIRS da FCT/UNESP.

Downloads

Publicado

26-07-2016

Como Citar

Rodrigues, S. A., Deák, S. C. P., & Gomes, A. A. (2016). O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores. Horizontes, 34(1), 147–158. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.336