Construindo cidadania: o projeto requalificação da Feira de São Joaquim em Salvador

Autores

  • Valdemar de Assis Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.401

Resumo

Relatamos o levantamento para a requalificação da feira de São Joaquim em Salvador - BA. As atividades foram desenvolvidas em 2008 por uma equipe multidisciplinar na forma de convênio firmado entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e o Governo Federal, pelo Ministério da Cultura, supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A pesquisa apoiou-se principalmente no diálogo com os feirantes e frequentadores, bem como em documentos diversos. Buscou-se registrar os saberes e fazeres realizados valendo-se do binômio cultura/educação na valorização do ser humano fundamentados na busca da cidadania cultural para o exercício crítico e responsável nos usos e apropriações daquele patrimônio cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar de Assis Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa nos seguintes temas: estagio; formacao docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; historiografia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural.

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professor auxiliar A, nivel 1 da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando na linha de Sociologia e História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Eudcação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Museologia social, Educação para o patrimônio, Gestão cultural, Gestão museal, Arte Educação e Animação cultural. É vinculado ao Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação/CNPq (PAMEDUC)

Downloads

Publicado

01-05-2017

Como Citar

Lima, V. de A., & Paim, E. A. (2017). Construindo cidadania: o projeto requalificação da Feira de São Joaquim em Salvador. Horizontes, 35(1), 71–80. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.401