Marcas da colonização da língua oral na educação dos surdos no Brasil: uma questão de preconceito?

Autores

  • Ruth Maria Rodrigues Garé Universidade São Francisco - USF Puc-Campinas
  • Márcia Aparecida Amador Mascia Universidade São Fracisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.477

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a relação da escrita como marca da colonização da língua oral, problematizando se a exigência do domínio de uma escrita normativa do português para os surdos converge ou não para um preconceito linguístico. Ao se desprezar o texto escrito na gramática da Língua de Sinais, a escritura, enquanto, modo de constituição do sujeito pela linguagem, é deixada de lado. Pretende-se empreender uma pesquisa bibliográfica, que tomará como pano de fundo os escritos de Bagno (2011) e Foucault (2010) em especial, para provocar uma reflexão em torno da questão da alteridade na educação dos surdos.

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Biografia do Autor

Ruth Maria Rodrigues Garé, Universidade São Francisco - USF Puc-Campinas

É docente de Libras e trabalha com atendimento educacional especializado (AEE) no Núcleo de Atendimento e Apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais (NAP) na Universidade São Francisco. É docente de Libras nos cursos de Licenciatura da Pontifícia Universidade Católica - PUC- Campinas e atua como docente em curso de Pós-Graduação em Libras da Faculdade Jaguariúna. Colunista no site Eu sem fronteiras, além de ministrar palestras e  diferentes cursos na área da Educação Especial com ênfase no ensino de português aos surdos.

 

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Fracisco - USF

Pós-Doutoramento pela Universidade de Wisconsin-Madison, no departamento de ?Curriculum and Instruction?, com bolsa FAPESP (2015). Sou Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP (1999) e Doutorado-Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1998).  Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (1992) e Graduada em Letras pela UNESP (1979). Atualmente,  professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, atuando na linha de Práticas Discursivas, Processos Sociais e Educativos, da Universidade São Francisco 

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Publicado

31-08-2017

Como Citar

Garé, R. M. R., & Mascia, M. A. A. (2017). Marcas da colonização da língua oral na educação dos surdos no Brasil: uma questão de preconceito?. Horizontes, 35(2), 69–78. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.477

Edição

Seção

Artigos