Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos: contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa

Autores

  • Marlice de OLiveira e Nogueira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.533

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática “pais professores” em língua portuguesa, inglesa e francesa. Os resultados apresentados são frutos de um esforço para se conhecer o que tem sido investigado principalmente nos últimos anos no Brasil e em outros países sobre o tema e que corroboram a tese de um efeito pai professor na vida escolar dos filhos. A sua relevância está na problematização da escolarização de uma determinada categoria profissional – a docência – e na contribuição para a ampliação dos estudos sobre as estratégias de mobilização familiar em prol da escolarização da prole.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlice de OLiveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora na área da sociologia da educação, com temáticas das desigualdades escolares e relação família-escola.

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de OUro Preto. Pesquisadora na área da sociologia da educação, com temáticas das relações intergeracionais e relação família-escola.

Downloads

Publicado

12-08-2018

Como Citar

e Nogueira, M. de O., & Coutrim, R. M. da E. (2018). Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos: contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa. Horizontes, 36(2), 73–85. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.533

Edição

Seção

Artigos