Educação e cidadania: uma experiência pedagógica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em escola de Ensino Fundamental

Autores

  • Melissa Zani Gimenez Pontífica Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP.
  • Talita Santana Maciel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.539

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a organização de uma sequência de atividades pedagógicas relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (segundo a Lei nº 11.525/2007), e refletir sobre sua implementação em uma escola pública paulista de Ensino Fundamental. Constatou-se a viabilidade e importância de expandir esse projeto de educação, buscando a efetividade de direitos já garantidos no plano legal, especialmente porque, no contexto brasileiro, uma parte significativa de crianças e adolescentes encontra-se em situação de vulnerabilidade.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Zani Gimenez, Pontífica Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP.

Professora. Advogada. Doutoranda pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Mestre em Teoria Geral do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília, por intermédio da bolsa CAPES / PROSUP – modalidade I. Integrante do Grupo de Pesquisa GEP - Grupo de Estudos, Pesquisas, Integração e Práticas Interativas e também do Grupo de Pesquisa NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP.

Talita Santana Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Pedagoga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Integrante do Grupo de Pesquisa NUDISE (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação) e integrante do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC).

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga-Portugal. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valência-Espanha. Doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP. Mestre em Educação pela FFC-UNESP-Campus de Marília. Presidenta do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação. Docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar-UNESP-Campus de Marília e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Campus de Marília.

Downloads

Publicado

12-08-2018

Como Citar

Gimenez, M. Z., Maciel, T. S., & Brabo, T. S. A. M. (2018). Educação e cidadania: uma experiência pedagógica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em escola de Ensino Fundamental. Horizontes, 36(2), 142–153. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.539

Edição

Seção

Relato de Experiência