Estudos biográficos de formação e pesquisa: caminhos para elucidação da problemática de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.716

Resumo

Este artigo apresenta os percursos de formação, profissão docente e de pesquisa acadêmica que exerceram influências na elucidação da problemática para uma pesquisa realizada para Dissertação de Mestrado. Durante a narrativa, destacam-se experiências do autor em diferentes âmbitos de sua vida, as quais foram decisivas para a construção de sua identidade docente e acadêmica. Percebe-se que o nosso presente não está dissociado do passado. Durante a construção de uma pesquisa acadêmica, torna-se fundamental rememorar experiências com o objeto de estudo, buscando ressignificações do mesmo. Os resultados destacam a importância do uso do procedimento autobiográfico em trabalhos de pesquisa que tenham a autobiografia como dispositivo teórico-metodológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Downloads

Publicado

04-07-2020

Como Citar

Medeiros, J. L. de. (2020). Estudos biográficos de formação e pesquisa: caminhos para elucidação da problemática de estudo. Horizontes, 38(1), e020028. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.716