Docência na educação de mulheres jovens, adultas e idosas no cárcere

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.917

Resumo

 

 

Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa qualitativa, concluída em 2017, sobre a educação de mulheres jovens, adultas e idosas em um Centro de Reeducação Feminino, na cidade de Belém do Pará. O objetivo é analisar a educação no cárcere, com o foco para a docência e as questões feministas. Consiste em um estudo de caso. As participantes são: duas coordenadoras pedagógicas, duas professoras e três egressas do Centro de Reeducação (CRF). Os procedimentos foram o levantamento bibliográfico e documental, a pesquisa exploratória e entrevistas semiestruturadas. A sistematização e análise foram realizadas por meio de categorizações temáticas. Entre os resultados aponta-se que na docência no cárcere feminino é necessário desenvolver uma prática docente dialógica e crítica.

 

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UEPA

Pós-doutora em Educação pela PUC-RJ. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará. Brasil. E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br http://orcid.org/0000-0002-3458-584X

Suzianne Silva de Oliveira, UEPA

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará – Brasil, em 2017. E-mail: suzianneoliveira@yahoo.com.br  https://orcid.org/0000-0003-2764-0713

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Oliveira, I. A. de, & Oliveira, S. S. de. (2020). Docência na educação de mulheres jovens, adultas e idosas no cárcere. Horizontes, 38(1), e020060. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.917

Edição

Seção

Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas