O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos: da vida para a escola, da escola para a vida
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.991Resumo
A presente pesquisa teve o objetivo de investigar as práticas de ensino da leitura de uma professora da 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as possíveis relações existentes entre o ensino promovido por ela e as práticas de leitura vivenciadas por seus alunos fora da escola. Participaram uma professora e seus 11 alunos da rede pública de ensino de Garanhuns (PE). Os resultados evidenciaram que os eventos de letramentos propostos pela professora estavam “mais próximos” da prática social da leitura, uma vez que nestes era promovido o contato e o estudo de diferentes gêneros textuais, o trabalho efetivo com estratégias de leitura e, principalmente, as experiências dos alunos eram consideradas no processo de construção da compreensão dos textos trabalhados.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Martins Fontes: São Paulo, 2003.
BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende.... In Coleção Explorando o Ensino – Literatura/ Ensino Fundamental (Vol. 20, pp. 69-106). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Disponível em: http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/2011_literatura_infantil_capa.pdf
CHARTIER, A.; CLESSE, C.; HERBRARD, J. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artmed, 1996.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2006
DELMANTO D. Na Ponta do Lápis. Almanaque do Programa Escrevendo o Futuro. Ano III. Nº 7. Agosto de 2007
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do Letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
KLEIMAN, A. B. Texto e Leitor. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1999.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto: será que não é mesmo? In: Zilberman, Regina e Rösing, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. P. 99 -112
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002
LIMA, A. L.; CURY, F.; SERRÃO, L. F.; CATELLI JR, R. & RIBEIRO, V. M. INAF 10 anos: panorama dos resultados. IN: RIBEIRO, V. M.; LIMA, A. L. & BATISTA, A. G. G. (orgs.) Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do INAF. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.p. 23-49.
MARINHO, A. de L. S.; SILVA, J. R. P.; MORAIS, A. G. Ensino de compreensão leitora: práticas de ensino e propostas dos livros didáticos destinados à educação de jovens e adultos (EJA), 2009. Monografia (graduação em Pedagogia) – Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
MOURA, D.C. de. Por trás das letras: as concepções e práticas de ensino do sistema de notação alfabética na EJA, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2001.
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 6. ed. São Paulo, Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2001.
PORTO, Cynthia Cybelle R. F. Possíveis efeitos do ensino de compreensão de leitura em alunos do último ano do ensino fundamental 1. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2011.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schiling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
____________. Práticas de Letramento e implicações para a pesquisa e para as políticas de Alfabetização e Letramento. In: MARINHO, M. e CARVALHO (orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG., 2010. p. 54-67
STREET, B. V. Abordagens Alternativas ao Letramento e Desenvolvimento. Teleconferência Unesco Brasil sobre Letramento e Diversidade. outubro/ 2003. Disponível em: http://telecongresso.sesi.org.br. Acesso em 02 de agosto de 2017.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. V. Políticas e Práticas de Letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan. - abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v33n89/a04v33n89.pdf. Acesso em 06 de julho de 2017
TEIS, D. T. e TEIS, M. A. A abordagem qualitativa: a leitura no campo de pesquisa.2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/teis-denize-abordagem-qualitativa.pdf . Acesso em 14 de agosto de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.