O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos: da vida para a escola, da escola para a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.991

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo de investigar as práticas de ensino da leitura de uma professora da 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as possíveis relações existentes entre o ensino promovido por ela e as práticas de leitura vivenciadas por seus alunos fora da escola.  Participaram uma professora e seus 11 alunos da rede pública de ensino de Garanhuns (PE). Os resultados evidenciaram que os eventos de letramentos propostos pela professora estavam “mais próximos” da prática social da leitura, uma vez que nestes era promovido o contato e o estudo de diferentes gêneros textuais, o trabalho efetivo com estratégias de leitura e, principalmente, as experiências dos alunos eram consideradas no processo de construção da compreensão dos textos trabalhados.

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Biografia do Autor

Maria José Gomes Cavalcante, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Sou pofessora da atual UFAPE do curso de Licenciatura em Pedagogia.A UFAPE foi a Unidade acadêmica de Garanhuns da UFRPE.

Eliana Borges Correia Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTACÃO EDUCACIONAL DO CENTRO DE EDUCAÇAO DA UFPE

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Cavalcante, M. J. G., & Albuquerque, E. B. C. (2020). O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos: da vida para a escola, da escola para a vida. Horizontes, 38(1), e020065. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.991

Edição

Seção

Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas