A docência na educação de jovens e adultos: limites e possibilidades da atuação docente

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.992

Resumo

As possibilidades de atuação do professor na alfabetização e na escolarização de jovens e adultos não alfabetizados, que retornam ou ingressam ao ambiente escolar pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos, constitui o tema central da pesquisa relatada. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o artigo discute as possibilidades de atuação docente e o seu papel não apenas no que se refere ao ensino de conceitos científicos, mas, também, no aspecto social em que os educandos buscam emancipação e participação efetiva em sociedade, por meio da escolarização. O estudo possibilita verificar que o docente tem papel fundamental na educação de jovens e adultos, tanto na mediação do conhecimento científico, como  na apresentação de um compromisso ético e social com esses educandos.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Marchesoni, L. B., Caetano Auada, V. G., & Shimazaki, E. M. (2020). A docência na educação de jovens e adultos: limites e possibilidades da atuação docente. Horizontes, 38(1), e020069. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.992

Edição

Seção

Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas