Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

Autores

  • Fábio Fotana Souza Mestre em Educação pela UFSCar, atualmente cursando doutorado em Educação.
  • Maria Iolanda Monteiro Professora da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.103

Palavras-chave:

tecnologias digitais, educação, teoria crítica

Resumo

Resumo
A proposta deste trabalho é identificar quantas teses na área de educação, disponíveis online, no período de 2002 a 2012, em vinte e seis Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de instituições com prestígio reconhecido no Brasil, mencionam a utilização de tecnologias digitais em cursos superiores presenciais de formação de professores no banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens para quantificarmos o interesse acadêmico na questão de como essas possibilidades tecnológicas estão sendo apropriadas pelos referidos cursos. Para tanto recorremos à análise bibliométrica. De acordo com os resultados obtidos, em um universo de três mil quatrocentas e sessenta e nove teses de vinte e seis instituições, somente treze teses de nove instituições abordavam a questão, o que demonstra uma lacuna diante do crescimento e popularização que as tecnologias digitais sofreram ao longo do período pesquisado.
Palavras-chave: tecnologias digitais; educação; teoria crítica.

Study of recurrence of theses that mention the use of digital technologies in 26 Graduate Programs in
Education in Brazil

Abstract
The purpose of this work is to identify how many theses in the area of education, available online, from 2002 to 2012, to twenty six Post-Graduate Programs in Education (PPGE) of institutions with recognized prestige in Brazil, mention the use of technologies digital presence in higher education teacher training in the database of the Group of Studies and Research on Innovation in Education, Technology and Languages for quantify the academic interest in technology as these possibilities issue station being appropriates for those courses. In order to accomplish the aims, we used bibliometric analysis. Of the agreement with the results obtained in universe three thousand four hundred sixty nine theses twenty six institutions, only thirteen theses nine institutions addressed one question, what shows shortcomings given the growth and popularization as digital technologies passed along the researched period.
Keywords: digital technologies; education; critical theory.

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Biografia do Autor

Fábio Fotana Souza, Mestre em Educação pela UFSCar, atualmente cursando doutorado em Educação.

UFSCar - PPGE

Maria Iolanda Monteiro, Professora da Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas. Professora da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

20-12-2015

Como Citar

Souza, F. F., & Monteiro, M. I. (2015). Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Horizontes, 33(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.103