Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

Authors

  • Fábio Fotana Souza Mestre em Educação pela UFSCar, atualmente cursando doutorado em Educação.
  • Maria Iolanda Monteiro Professora da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.103

Keywords:

tecnologias digitais, educação, teoria crítica

Abstract

Resumo
A proposta deste trabalho é identificar quantas teses na área de educação, disponíveis online, no período de 2002 a 2012, em vinte e seis Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de instituições com prestígio reconhecido no Brasil, mencionam a utilização de tecnologias digitais em cursos superiores presenciais de formação de professores no banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens para quantificarmos o interesse acadêmico na questão de como essas possibilidades tecnológicas estão sendo apropriadas pelos referidos cursos. Para tanto recorremos à análise bibliométrica. De acordo com os resultados obtidos, em um universo de três mil quatrocentas e sessenta e nove teses de vinte e seis instituições, somente treze teses de nove instituições abordavam a questão, o que demonstra uma lacuna diante do crescimento e popularização que as tecnologias digitais sofreram ao longo do período pesquisado.
Palavras-chave: tecnologias digitais; educação; teoria crítica.

Study of recurrence of theses that mention the use of digital technologies in 26 Graduate Programs in
Education in Brazil

Abstract
The purpose of this work is to identify how many theses in the area of education, available online, from 2002 to 2012, to twenty six Post-Graduate Programs in Education (PPGE) of institutions with recognized prestige in Brazil, mention the use of technologies digital presence in higher education teacher training in the database of the Group of Studies and Research on Innovation in Education, Technology and Languages for quantify the academic interest in technology as these possibilities issue station being appropriates for those courses. In order to accomplish the aims, we used bibliometric analysis. Of the agreement with the results obtained in universe three thousand four hundred sixty nine theses twenty six institutions, only thirteen theses nine institutions addressed one question, what shows shortcomings given the growth and popularization as digital technologies passed along the researched period.
Keywords: digital technologies; education; critical theory.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Fotana Souza, Mestre em Educação pela UFSCar, atualmente cursando doutorado em Educação.

UFSCar - PPGE

Maria Iolanda Monteiro, Professora da Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas. Professora da Universidade Federal de São Carlos.

References

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 4ª. Ed.

ALONSO, C. A. Internet no Brasil – alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, v. 4, n. 2, p. 169-184, 2002.

BRASIL. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Acessibilidade. Brasília: CORDE, 2006.

BRECHT, B. Teatro completo, vol. 6. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de CIÊNCIAS uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ljuí: Ed. Unijuí, 2008.

GONÇALVES, F. A. S.; CANESIN, C. A. Java applets para um software educacional distribuído em eletrônica de potência. 2002. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-17592002000300010&script=sci_arttext.> Acesso em 17 Out. 2011.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Editora 34. São Paulo. 1993. p. 7-19.

KONDER, L. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 126p.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants, part I. On the Horizon. Lincoln: NCB University. Press, v. 9, nº 5, 2001.

LION, G. C. Mitos e realidades na tecnologia educacional. In LITWIN, Edith (org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001.

MILL, D. Mudanças de mentalidade sobre educação e tecnologia: inovações e possibilidades tecnopedagógicas. In: MILL, D. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

MORAN, J. M. Os modelos educacionais na aprendizagem on-line. S.l, 2007. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/modelos.htm >. Acesso em 09 Dez 2013.

ROSA, R. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v. 1, n.1, p. 214-227, 2013.

SAWAYA, M. R. Dicionário de Informática & Internet - Inglês/português. Editora Nobel, 1999.

SOUZA, F. F. Construção e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem voltado à Educação em Ciências, Química Verde e Sustentabilidade Socioambiental. 2013, 101p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. Local: UFSCar, São Carlos, 2013.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 73, 2000.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005, p. 22-31.

VERASZTO, E. V; SILVA, D; MIRANDA, N. A; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma, n. 7, p. 60-85, 2008.

Published

2015-12-20

How to Cite

Souza, F. F., & Monteiro, M. I. (2015). Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Horizontes, 33(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.103