O estágio de docência universitária: o uso do blog como possibilidade didático-metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1098

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar a relação do estágio de docência no Ensino Superior no uso do blog como possibilidade didática. Nesse viés, evidencia-se a relação estabelecida entre o estágio com a disciplina de Educação e Tecnologia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO localizada no interior do estado do Paraná. O estudo utilizou-se de uma abordagem qualitativa apoiada nos estudos de Bardin (2016). Assim, o estudo demostrou que a utilização do blog como ferramenta tecnológica educacional contempla a inserção da tecnologia em ambientes educacionais e que seu uso deve estar alinhado com as necessidades dos sujeitos inseridos no ambiente escolar e em consonância com o currículo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrieli Dal Pizzol, Universidade Estadual do Centro-OesteUNICENTRO

Mestra em Educação pela Universidade  Estadual do Centro Oeste

Unicentro

Bolsista CAPES (fev/2019-jul/2020)

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Doutora em Comunicação- UFRJ, Docente efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO- Departamento de Pedagogia-DEPED/G; Docente do Programa Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação

Eliziane de Fátima Alvaristo, Universidade Estadual do centro-Oeste Unicentro

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia. Professora da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – APADEVI

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo./ Laurence Bardin; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. – São Paulo: Edições 70, 2016.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. – 21. ed. rev. e atual. - Campinas, SP: Papirus, 2013. - (Coleção Papirus Educação).

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria nº. 76, de 14 de abril de 2010. Disponível em:< https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf>. Acesso em 06 abri. 2020.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. In: Anais III Jornada de Didática, Desafios para a docência e II Seminário de Pesquisa do Cemad - 2014. Universidade Estadual de Londrina - UEL. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de%20Didatica%20%20Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/O%20USO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS%20COMO%20FERRAMENTA.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2020.

FERREIRA, José Luís. Moodle: Um espaço de interação e aprendizagem. In: COSTA, Maria Luisa Furlan; ZANATTA, Regina Maria. (Orgs). Educação a Distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. 3. ed. - Maringá: Eduem, 2014.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Uwe Flick; tradução Joice Elias Costa. - 3. ed. - Dados eletrônicos. - Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, João Maria. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05, Leiria, Portugual, 16-18 novembro de 2005. Disponível em:< https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2020

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. – 21. ed. rev. e atual. - Campinas, SP: Papirus, 2013. - (Coleção Papirus Educação).

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2018. – (Coleção Docência em Formação: Ensino Superior).

PRIMO, Alex. Ferramentas de interação em ambientes educacionais mediados por computador. Educação, v. XXIV, n. 44, p. 127-149, 2001. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/ferramentas_interacao.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2020.

SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches de. As Tecnologias Digitais no Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologias na educação/ Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. - Porto Alegre: Penso, 2015.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; BRANDÃO, Edmilson Jorge Ramos. Software educacional: o difícil começo. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação; CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fevereiro 2003. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/13629/7699>. Acesso em: 28 mar. 2020

UNICENTRO. Plano de ensino Educação e Tecnologias. 2019. Disponível em:<https://www3.unicentro.br/proen/cursos/matrizes-curriculares/#1537484632232-4b76e08b-0c47>. Acesso em 15 mar. 2020.

Downloads

Publicado

02-03-2021

Como Citar

Dal Pizzol, A., Santinello, J., & Alvaristo, E. de F. (2021). O estágio de docência universitária: o uso do blog como possibilidade didático-metodológica. Horizontes, 39(1), e021009. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1098

Edição

Seção

Relato de Experiência