O estágio de docência universitária: o uso do blog como possibilidade didático-metodológica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1098Resumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar a relação do estágio de docência no Ensino Superior no uso do blog como possibilidade didática. Nesse viés, evidencia-se a relação estabelecida entre o estágio com a disciplina de Educação e Tecnologia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO localizada no interior do estado do Paraná. O estudo utilizou-se de uma abordagem qualitativa apoiada nos estudos de Bardin (2016). Assim, o estudo demostrou que a utilização do blog como ferramenta tecnológica educacional contempla a inserção da tecnologia em ambientes educacionais e que seu uso deve estar alinhado com as necessidades dos sujeitos inseridos no ambiente escolar e em consonância com o currículo formativo.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo./ Laurence Bardin; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. – São Paulo: Edições 70, 2016.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. – 21. ed. rev. e atual. - Campinas, SP: Papirus, 2013. - (Coleção Papirus Educação).
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria nº. 76, de 14 de abril de 2010. Disponível em:< https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf>. Acesso em 06 abri. 2020.
CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. In: Anais III Jornada de Didática, Desafios para a docência e II Seminário de Pesquisa do Cemad - 2014. Universidade Estadual de Londrina - UEL. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de%20Didatica%20%20Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/O%20USO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS%20COMO%20FERRAMENTA.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2020.
FERREIRA, José Luís. Moodle: Um espaço de interação e aprendizagem. In: COSTA, Maria Luisa Furlan; ZANATTA, Regina Maria. (Orgs). Educação a Distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. 3. ed. - Maringá: Eduem, 2014.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Uwe Flick; tradução Joice Elias Costa. - 3. ed. - Dados eletrônicos. - Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOMES, João Maria. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05, Leiria, Portugual, 16-18 novembro de 2005. Disponível em:< https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2020
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. – 21. ed. rev. e atual. - Campinas, SP: Papirus, 2013. - (Coleção Papirus Educação).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2018. – (Coleção Docência em Formação: Ensino Superior).
PRIMO, Alex. Ferramentas de interação em ambientes educacionais mediados por computador. Educação, v. XXIV, n. 44, p. 127-149, 2001. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/ferramentas_interacao.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2020.
SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches de. As Tecnologias Digitais no Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologias na educação/ Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. - Porto Alegre: Penso, 2015.
TEIXEIRA, Adriano Canabarro; BRANDÃO, Edmilson Jorge Ramos. Software educacional: o difícil começo. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação; CINTED-UFRGS. v. 1, n. 1, fevereiro 2003. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/13629/7699>. Acesso em: 28 mar. 2020
UNICENTRO. Plano de ensino Educação e Tecnologias. 2019. Disponível em:<https://www3.unicentro.br/proen/cursos/matrizes-curriculares/#1537484632232-4b76e08b-0c47>. Acesso em 15 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.