Os deslocamentos da noção de infância na racionalidade neoliberal: uma análise sobre as políticas curriculares contemporâneas para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1156Resumo
O artigo é um recorte de uma pesquisa que objetivou analisar os deslocamentos do conceito infância nas políticas curriculares contemporâneas para a Educação Infantil. Para isso, foram analisados documentos oficiais que estão em vigor para esta etapa da Educação Básica: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017a). A realização dessa pesquisa se pautou na perspectiva pós-estruturalista, com as contribuições de Michel Foucault, sendo utilizado o governamento como ferramenta analítica e a noção de governamentalidade como grade de análise. As análises dos documentos procuram evidenciar os deslocamentos da compreensão de uma infância de direitos, nas DCNEI, para a noção de uma infância competente, presente na BNCC.
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