Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento

Autores

  • Alice Felisberto da Silva UFMS, SEMED/CAMPO GRANDE/MS, UCDB.
  • Maria Ângela Bariani de Arruda Fachini UCDB

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.116

Palavras-chave:

Escola, Família, Coordenador Pedagógico.

Resumo

No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. 

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Biografia do Autor

Alice Felisberto da Silva, UFMS, SEMED/CAMPO GRANDE/MS, UCDB.

Doutoranda em Educação do PPGEdu/UFMS e aluna de especialização em Coordenação Pedagógica (UCDB). Possui graduação em Pedagogia (2006-UFMS), especialização em Planejamento e Tutoria em EAD (2009-UFMS) e Mestrado em Educação (2010-UFMS). Já atuou no estudo dos seguintes temas, relacionados à Educação: Diversidade Cultural, Identidade, Memória, Fronteira, Migração, Trajetórias Escolares e atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE) da UFMS, na pesquisa intitulada "Estratégias familiares na escolha de estabelecimentos de ensino: as relações entre famílias e escolas na produção do sucesso escolar em Campo Grande/MS". Trabalhou como tutora a distância do curso de Pedagogia da UAB/UFMS. Na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, atuou como professora de Educação Infantil e atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica.

Maria Ângela Bariani de Arruda Fachini, UCDB

Mestre em Educação (UFMS), Especialista em Fundamentos Filosóficos da Educação (UFMS), graduada em Pedagogia (FUCMAT). Professora Orientadora de Pós-graduação a distância em Gestão Escolar da UCDB (lato sensu).

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Publicado

2015-08-09

Como Citar

Felisberto da Silva, A., & Bariani de Arruda Fachini, M. Ângela. (2015). Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento. Horizontes, 33(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.116