Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento

Autores

  • Alice Felisberto da Silva UFMS, SEMED/CAMPO GRANDE/MS, UCDB.
  • Maria Ângela Bariani de Arruda Fachini UCDB

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.116

Palavras-chave:

Escola, Família, Coordenador Pedagógico.

Resumo

No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Felisberto da Silva, UFMS, SEMED/CAMPO GRANDE/MS, UCDB.

Doutoranda em Educação do PPGEdu/UFMS e aluna de especialização em Coordenação Pedagógica (UCDB). Possui graduação em Pedagogia (2006-UFMS), especialização em Planejamento e Tutoria em EAD (2009-UFMS) e Mestrado em Educação (2010-UFMS). Já atuou no estudo dos seguintes temas, relacionados à Educação: Diversidade Cultural, Identidade, Memória, Fronteira, Migração, Trajetórias Escolares e atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE) da UFMS, na pesquisa intitulada "Estratégias familiares na escolha de estabelecimentos de ensino: as relações entre famílias e escolas na produção do sucesso escolar em Campo Grande/MS". Trabalhou como tutora a distância do curso de Pedagogia da UAB/UFMS. Na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, atuou como professora de Educação Infantil e atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica.

Maria Ângela Bariani de Arruda Fachini, UCDB

Mestre em Educação (UFMS), Especialista em Fundamentos Filosóficos da Educação (UFMS), graduada em Pedagogia (FUCMAT). Professora Orientadora de Pós-graduação a distância em Gestão Escolar da UCDB (lato sensu).

Referências

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos recomendados/reconhecidos. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados> Acesso em: 19 jul. 2014.

DAYRELL, J. et. al. Apresentação. In: DAYRELL J. et. al (Org.). Família, escola e juventude. Olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 9-19.

FACHINI, M. A. A. Coordenação pedagógica. Fundamentos teóricos e práticos da coordenação pedagógica. Campo Grande: UCDB/Portal Educação, 2013.

FERNANDES, J. A relação escola e família no Ensino Fundamental da rede privada na perspectiva do Coordenador Pedagógico. Dissertação (Mestrado). São Paulo: PUC-SP, 2006.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf> Acesso em 19 jul. 2014.

FERREIRA, S. G. P. É possível promover o sucesso escolar? um estudo a partir do pensamento das educadoras das séries iniciais. Dissertação (Mestrado). São Paulo: USP, 2009.

GARCIA, H. H. G. O. Família e escola na educação infantil: um estudo sobre reuniões de pais. Dissertação (Mestrado). São Paulo: USP, 2005.

MORAES, R. C. A. F. Contribuições de famílias para o rendimento escolar de alunos de 1 a 4 séries do ensino fundamental: olhares das responsáveis e das professoras. Dissertação (Mestrado). Salvador: UCSAL, 2008.

MORENO, G. L. A relação professor-escola-família na educação da criança de 4 a 6 anos: estudo de caso em duas instituições de ensino da cidade de Londrina. Tese (Doutorado). São Paulo: USP, 2012.

NEGRI, S. R. A responsabilidade social no mercado escolar: uma análise sociológica das demandas parentais em suas relações com a oferta educativa. Tese (Doutorado). Belo Horizonte: UFMG, 2012.

OLIVEIRA, M. G. A relação entre a família e a creche pública no cuidado e na educação das crianças. Tese (Doutorado). Campinas: UNICAMP, 2011.

ORSOLON, L. A. M. Trabalhar com as famílias: uma das tarefas da coordenação. In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 9 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, p. 177-183.

SILVA, M. M. Família na escola: olhando fotografias, lendo textos culturais. Dissertação (Mestrado). São Leopoldo: UNISINOS, 2007.

ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 17-43.

Downloads

Publicado

09-08-2015

Como Citar

Felisberto da Silva, A., & Bariani de Arruda Fachini, M. Ângela. (2015). Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento. Horizontes, 33(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.116