Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.116Keywords:
Escola, Família, Coordenador Pedagógico.Abstract
No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos.
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