O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1170Resumo
A temática da desigualdade ganhou visibilidade nos últimos anos, marcadamente, em função das transformações na economia e da globalização. Nesse cenário, vários documentos foram escritos na tentativa de minimizar desigualdades, preconceitos e discriminação existentes na sociedade e nas escolas. Nessa via, este estudo buscou relatar a experiência advinda da prática de estágio na Educação Infantil, visando sensibilizar os educandos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Constatou-se que o professor tem um papel fundamental ao trabalhar o tema da diversidade cultural em sala de aula, visto que cabe a ele propor atividades que se relacionem ao assunto, despertando no aluno a curiosidade, o respeito e a valorização pelas culturas.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, São Carlos, n. 2, p. 85-97, jul./dez. 2011. Dossiê Relações Raciais e Ação Afirmativa.
ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO VALE RIO DO PEIXE. Diretriz curricular da educação infantil da Amarp. Videira: AMARP, 2016.
BARBOSA, J. P. S.; REZ, T. K.; JOCA, A. M. A diversidade na educação infantil: questões para a prática pedagógica em sala de aula. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 6., 2017, Salvador. Anais [...] Salvador, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997, v. 10 – Pluralidade Cultural.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CARVALHO, R. S. Análise do discurso das diretrizes curriculares nacionais de educação infantil: currículo como campo de disputas. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 466-476, set./dez. 2015.
FERREIRA, W. B. O conceito de diversidade no BNCC: relações de poder e interesses ocultos. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 9, n. 17, p. 299-319, jul./dez. 2015.
GUSMÃO, N. M. M. Desafios da diversidade na escola. Revista Mediações, Londrina, v. 5, n. 2, p. 9-28, jul./dez. 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santilana, 2018. Texto final: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.
OLIVEIRA, F. Um estudo sobre a creche: o que as práticas educativas produzem e revelam sobre a questão racial? 2004. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004, p. 119.
PAIVA, N. S. G.; NUNES, L. G. A.; DEUS, M. F. A construção da identidade da criança na educação infantil numa perspectiva histórico-cultural. Olhares & Trilhas, Uberlândia, ano XI, n. 11, p. 85-96, 2010.
PINHO, V. A.; TOMAZZETTI, C. M. Infâncias, saberes e diversidade: um diálogo com a Educação Infantil. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 62/2, p. 617-638, mai./ago. 2017.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1998.
UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. UNESCO, 2002. Disponível em: < https://www.oas.org/dil/port/2001%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20sobre%20a%20Diversidade%20Cultural%20da%20UNESCO.pdf> Acesso em: 05 out.2022.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto; Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
XAVIER, A. M. et al. Psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças: uma revisão crítica. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande do Sul, v. 18, n. 1, p. 79-92, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Camila Regina Rostirola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.