O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1170

Resumo

A temática da desigualdade ganhou visibilidade nos últimos anos, marcadamente, em função das transformações na economia e da globalização. Nesse cenário, vários documentos foram escritos na tentativa de minimizar desigualdades, preconceitos e discriminação existentes na sociedade e nas escolas. Nessa via, este estudo buscou relatar a experiência advinda da prática de estágio na Educação Infantil, visando sensibilizar os educandos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Constatou-se que o professor tem um papel fundamental ao trabalhar o tema da diversidade cultural em sala de aula, visto que cabe a ele propor atividades que se relacionem ao assunto, despertando no aluno a curiosidade, o respeito e a valorização pelas culturas. 

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Biografia do Autor

Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto - SC

Possui Mestrado em Educação pela UNOESC - Joaçaba, Especialização em Psicopedagogia Institucional pela FAFI de União da Vitória, graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007) e graduação de Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2020). Atualmente é técnico de nível superior em psicologia da Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto e psicóloga educacional na escola municipal de Pinheiro Preto. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Eduacional e Social.

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Publicado

09-11-2022

Como Citar

Magalhães, T. Z. de C. ., & Rostirola, C. R. (2022). O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil. Horizontes, 40(1), e022046. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1170

Edição

Seção

Relato de Experiência