O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1170Abstract
A temática da desigualdade ganhou visibilidade nos últimos anos, marcadamente, em função das transformações na economia e da globalização. Nesse cenário, vários documentos foram escritos na tentativa de minimizar desigualdades, preconceitos e discriminação existentes na sociedade e nas escolas. Nessa via, este estudo buscou relatar a experiência advinda da prática de estágio na Educação Infantil, visando sensibilizar os educandos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Constatou-se que o professor tem um papel fundamental ao trabalhar o tema da diversidade cultural em sala de aula, visto que cabe a ele propor atividades que se relacionem ao assunto, despertando no aluno a curiosidade, o respeito e a valorização pelas culturas.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, São Carlos, n. 2, p. 85-97, jul./dez. 2011. Dossiê Relações Raciais e Ação Afirmativa.
ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO VALE RIO DO PEIXE. Diretriz curricular da educação infantil da Amarp. Videira: AMARP, 2016.
BARBOSA, J. P. S.; REZ, T. K.; JOCA, A. M. A diversidade na educação infantil: questões para a prática pedagógica em sala de aula. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 6., 2017, Salvador. Anais [...] Salvador, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997, v. 10 – Pluralidade Cultural.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CARVALHO, R. S. Análise do discurso das diretrizes curriculares nacionais de educação infantil: currículo como campo de disputas. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 466-476, set./dez. 2015.
FERREIRA, W. B. O conceito de diversidade no BNCC: relações de poder e interesses ocultos. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 9, n. 17, p. 299-319, jul./dez. 2015.
GUSMÃO, N. M. M. Desafios da diversidade na escola. Revista Mediações, Londrina, v. 5, n. 2, p. 9-28, jul./dez. 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santilana, 2018. Texto final: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.
OLIVEIRA, F. Um estudo sobre a creche: o que as práticas educativas produzem e revelam sobre a questão racial? 2004. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004, p. 119.
PAIVA, N. S. G.; NUNES, L. G. A.; DEUS, M. F. A construção da identidade da criança na educação infantil numa perspectiva histórico-cultural. Olhares & Trilhas, Uberlândia, ano XI, n. 11, p. 85-96, 2010.
PINHO, V. A.; TOMAZZETTI, C. M. Infâncias, saberes e diversidade: um diálogo com a Educação Infantil. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 62/2, p. 617-638, mai./ago. 2017.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1998.
UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. UNESCO, 2002. Disponível em: < https://www.oas.org/dil/port/2001%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20sobre%20a%20Diversidade%20Cultural%20da%20UNESCO.pdf> Acesso em: 05 out.2022.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto; Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
XAVIER, A. M. et al. Psicomotricidade, consciência corporal e representação gráfica de crianças: uma revisão crítica. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande do Sul, v. 18, n. 1, p. 79-92, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Camila Regina Rostirola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.