Em tempos de conservadorismo: pensar relações entre o “escola sem partido” e as questões de gênero e sexualidade nas escolas

Autores

  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-6385-9096
  • Ana Carolina Mercês Coura Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1320

Resumo

O artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado em Educação, tem como objetivo discutir enunciados que constituem, discursivamente, noções de gênero, sexualidade, escola e família, a partir das narrativas de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública e das ideias e recomendações presentes no site do movimento Escola sem partido (ESP). Apresentamos, em seguida, narrativas de jovens estudantes e discutimos suas ideias na relação com esse contexto contemporâneo de conservadorismo, representado pelas proposições do movimento. As narrativas foram construídas a partir de entrevistas narrativas e indicaram relações de descontinuidade entre os modos de agir e pensar das/os jovens e o contexto político-moral reacionário e conservador proposto pelo ESP.

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Biografia do Autor

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Ana Carolina Mercês Coura, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Mestra em Educação (UFJF). Professora da rede estadual de ensino de Juiz de Fora, MG.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Castro, R. P. de ., & Coura, A. C. M. . (2022). Em tempos de conservadorismo: pensar relações entre o “escola sem partido” e as questões de gênero e sexualidade nas escolas. Horizontes, 40(1), e022026. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1320

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas