Em tempos de conservadorismo: pensar relações entre o “escola sem partido” e as questões de gênero e sexualidade nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1320Abstract
O artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado em Educação, tem como objetivo discutir enunciados que constituem, discursivamente, noções de gênero, sexualidade, escola e família, a partir das narrativas de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública e das ideias e recomendações presentes no site do movimento Escola sem partido (ESP). Apresentamos, em seguida, narrativas de jovens estudantes e discutimos suas ideias na relação com esse contexto contemporâneo de conservadorismo, representado pelas proposições do movimento. As narrativas foram construídas a partir de entrevistas narrativas e indicaram relações de descontinuidade entre os modos de agir e pensar das/os jovens e o contexto político-moral reacionário e conservador proposto pelo ESP.
Downloads
References
ALGEBAILE, E. Escola sem partido: o que é, como age, para que serve. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola "sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ: LPP, 2017, p.63-74.
AMORIM, M. A.; SALEJ, A. P. O conservadorismo saiu do armário!: a luta contra a ideologia de gênero do movimento escola sem partido. Ártemis, João Pessoa, v.22, n.1, p.32-42, jul./dez. 2016. Disponível em: periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/download/32142/16812. Acesso em: 08 set. 2017.
APRESENTAÇÃO. Escola sem Partido. [201-]. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/apresentacao. Acesso em: 6 mai. 2019.
BRAIT, D. Os protagonistas do ESP. In: SOUZA, A. L. S. et al. (org.). A ideologia do movimento escola sem partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016, p.161-165.
CARA, D. O programa “escola sem partido” quer uma escola sem educação. In: SOUZA, A. L. S. et al. (org.). A ideologia do movimento escola sem partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016, p.43-48.
CARVALHO, F. A.; POLIZEL, A. L.; MAIO, E. R. Uma escola sem partido: discursividade, currículos e movimentos sociais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.37, n.2, p.193–210, 2016.
FOUCAULT, M. Diálogo sobre o poder. In: MOTTA, M. B. (org.). Ditos e escritos, vol. 4: ética, estratégia, poder-saber. Trad. Vera L. A. R. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p.253-266.
KATZ, E. P.; MUTZ, A. S. C. Escola Sem Partido: produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, v.19, n. especial, p.184-205, 2017. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647835. Acesso em: 15 nov.2017.
PENNA, F. A. O escola sem partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola "sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ: LPP, 2017, p.35- 47.
RAMOS, M. N. Escola sem partido: criminalização do trabalho pedagógico. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola "sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ: LPP, 2017, p.75- 85.
SEPULVEDA, J. A.; SEPULVEDA, D. Conservadorismo e educação escolar: um exemplo de exclusão. Movimento Revista de Educação, Rio de Janeiro, v.3, n.5, p.76-107, 2016a.
SEPULVEDA, J. A.; SEPULVEDA, D. O pensamento conservador e sua relação com práticas discriminatórias na educação: a importância da laicidade. Revista Teias, Rio de Janeiro, v.47, n.17, p.141-154 , 2016b.
XIMENES, S. O que o direito à educação tem a dizer sobre “escola sem partido”? In: SOUZA, A. L. S. et al. (org.). A ideologia do movimento escola sem partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016, p.49- 58.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Roney Polato de Castro, Ana Carolina Mercês Coura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.