Políticas públicas de gêneros e sexualidades: proposta de formação continuada docente em rede com o uso da webquest

Autores

  • Andrea Geraldi Sasso Universidade Estadual do Paraná/Estudante https://orcid.org/0000-0001-5087-2753
  • Fabiane Freire França Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM) https://orcid.org/0000-0001-9781-9773

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1330

Resumo

As discussões sobre as Políticas Públicas de Gêneros e Sexualidades no Brasil, e/ou sua ausência na formação continuada, têm se configurado um desafio para a educação. Diante disso, o objetivo do artigo é apresentar uma proposta de formação continuada, por meio do uso de WebQuest, para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi adotada uma pesquisa bibliográfica e documental no viés dos Estudos Culturais e que buscou responder: de que maneira as Políticas Públicas sobre Gêneros e Sexualidades podem ser contempladas na formação continuada e nas práticas da educação pública municipal? Os resultados evidenciam a possibilidade de formação em rede e o uso da WebQuest como recurso científico e pedagógico de formação às Secretarias Municipais de Educação e às/aos docentes.

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Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM)

Doutora em Educação, Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM), Maringá – Brasil, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq). 

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Sasso, A. G. ., & França, F. F. . (2022). Políticas públicas de gêneros e sexualidades: proposta de formação continuada docente em rede com o uso da webquest. Horizontes, 40(1), e022031. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1330

Edição

Seção

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas