Políticas públicas de gêneros e sexualidades: proposta de formação continuada docente em rede com o uso da webquest

Authors

  • Andrea Geraldi Sasso Universidade Estadual do Paraná/Estudante https://orcid.org/0000-0001-5087-2753
  • Fabiane Freire França Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM) https://orcid.org/0000-0001-9781-9773

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1330

Abstract

As discussões sobre as Políticas Públicas de Gêneros e Sexualidades no Brasil, e/ou sua ausência na formação continuada, têm se configurado um desafio para a educação. Diante disso, o objetivo do artigo é apresentar uma proposta de formação continuada, por meio do uso de WebQuest, para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi adotada uma pesquisa bibliográfica e documental no viés dos Estudos Culturais e que buscou responder: de que maneira as Políticas Públicas sobre Gêneros e Sexualidades podem ser contempladas na formação continuada e nas práticas da educação pública municipal? Os resultados evidenciam a possibilidade de formação em rede e o uso da WebQuest como recurso científico e pedagógico de formação às Secretarias Municipais de Educação e às/aos docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiane Freire França, Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM)

Doutora em Educação, Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM), Maringá – Brasil, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq). 

References

ADELMAN, M. Estudos culturais e estudos de gênero: estendendo os olhares. Cadernos da Escola de Comunicação, Curitiba, v.1, n.4, p.1-19, 2006.

BADALOTTI, R. M.; TONDIN, C. F. Representações de profissionais da educação sobre sexualidade e gênero. Revista Ibero-americana de Educação, n.esp.2, v.69, p.167-182, out. 2015.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações de qualidade para o processo de avaliação de webquests. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, n.1, v.17, p.73- 82, abr. 2012.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 abr.2022.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 22 abr.2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 07/10, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 22 abr.2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. 22 abr.2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Concelho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília/DF: MEC, CNE, CP, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 22 abr.2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 22 abr.2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 abr.2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília/DF: MEC, CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file. Acesso em: 22 abr.2022.

CROCIARI, A.; PEREZ, M. C. A. O que estamos estudando sobre gênero na educação infantil: as lacunas na formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, n.esp.2, v.14, p.1556-1568, jul.2019.

CUNHA, A. C. S. Pensamento sistêmico e tecnologia educacional: a metodologia webquest. 2006. 131f. Dissertação (Mestrado em Computação) – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE), Fortaleza, 2006.

DODGE, B., Webquests: a technique for internet – based learning. The Distance Educator, v.1, n.2, p.10-13, 1995, Trad. J. Barato.

DODGE, B. Some thoughts about webquests. San Diego State University, 1997 Disponível em: http://webquest.org/sdsu/about_webquests.html. Acesso em: 25 fev.2021.

DODGE, B. Cinco reglas para escribir uma fabulosa webquest. Eduteka, Tecnologías de Informacíon y Comunicaciones para Enseñanza Básica y Media, p.1-10, 2008. Disponível em: http://centros.edu.xunta.es/ceipbanosdemolgas/webquest/document/5reglas.pdf. Acesso em: 19 fev.2021.

FRANÇA, F. F. Representações sociais de gênero na escola: diálogo com educadoras. 2014. 186f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2014.

FRANÇA, F. F.; SASSO, A. G.; CORDEIRO, A. F. Educação em direitos humanos: um relato de experiência do estágio de docência com o uso de webquest. Communitas, Cruzeiro do Sul, v.5, n.9, p.312-333, 2021.

FURLANI, J. Sexos, sexualidades e gêneros: monstruosidades no currículo da educação sexual. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.46, p.269-285, dez.2007.

GOMES, D. F. L. Fundamentação em direitos humanos e cidadania. Belo Horizonte: Marginália Comunicação, 2016. (Coleção Cadernos de Direitos Humanos).

GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

GUIZZO, B. S.; RIPOLL, D. Gênero e sexualidade na educação básica e na formação de professores: limites e possibilidades. HOLOS, Natal, ano 31, v.6, p.472-483, 2015.

HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, ano 21, n.55, p.30-41, nov.2001.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

NASCIMENTO, É. D. A metodologia webquest na aula de história. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – PROFHISTÓRIA, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, 2018.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p.13-33.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.44, n.3, p.1-15, 2019.

ROCHA, L. R. A concepção de pesquisa no cotidiano escolar: possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa. 2007. 214f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

ROSSI, J. P.G.; FRANÇA, F. F. A metodologia webquest no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.32, p.213-243, 2020.

UNIÃO Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME. Orientações ao dirigente municipal de educação: fundamentos, políticas e práticas. São Paulo: Fundação Santillana, 2012.

Published

2022-08-29

How to Cite

Sasso, A. G. ., & França, F. F. . (2022). Políticas públicas de gêneros e sexualidades: proposta de formação continuada docente em rede com o uso da webquest. Horizontes, 40(1), e022031. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1330

Issue

Section

Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas