Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1380

Resumo

Este artigo destinou-se a compreender como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem conduzido o processo de ensino-aprendizagem, durante a pandemia da covid-19, voltado ao atendimento educacional dos estudantes universitários com deficiência. Configura-se como pesquisa qualitativa, construída a partir de uma entrevista flexível, complementada por documentos que regulamentam a atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace), realizada com os dois coordenadores do Núcleo. Os dados foram analisados a partir das orientações metodológicas da Análise da Conversão (AC). Como síntese dos resultados, pode-se constatar os desafios impostos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) no processo de ensino e aprendizagem da população estudantil pesquisada e o empenho da equipe do Nace em garantir a acessibilidade e a inclusão educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Monica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraiba

UEP

Thays Suelen de Morais Pereira Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

UFP

Marina Lins de Carvalho Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

UFP

Referências

BOHRER, M. P.; RODRIGUEZ, R. de C. M. C. A experiência desafiadora do atendimento educacional especializado no ensino superior remoto. RevistAleph, Niterói, n. 37, p. 61-83, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/51521/30462. Acesso em: 19 jan. 2022.

BRASIL. Decreto legislativo nº 6, de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Brasília, DF: Presidência da República, 2020a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/dlg6-2020.htm. Acesso em: 17 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf. Acesso em: 07 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF: MEC, 2020b. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Brasília, DF: MEC, 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Lei-14040-2020-08-18.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer 5/2020, de 28 de abril de 2020. Brasília, DF: MEC, 2020d. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

COVID-19: Educational Disruption and Response. Unesco News, [S. l.], 24 Mar. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/news/covid-19-educational-disruption-and-response. Acesso em: 28 jan. 2022.

FREIRE, A. P.; PAIVA, D. M. B.; FORTES, R. P. de M. Acessibilidade digital durante a pandemia da Covid 19: uma investigação sobre as instituições de ensino superior públicas brasileiras. RBIE: Revista Brasileira de Informática da Educação, Porto Alegre, v. 28, p. 956-984, 2020. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p956. Acesso em: 19 jan. 2022.

LEITE, L.; SILVA, M. C. R.; SIMÕES, T. M. S.; SILVA, A. C. S; PEREIRA, M. Impactos da Covid 19 na graduação da pessoa com deficiência visual. Revista Encantar – Educação, Cultural e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-14, jan./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/issue/view/455. Acesso em: 19 jan. 2022.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 5. ed. 3. imp. São Paulo: Editora Ática, 2001.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Histórico da pandemia de Covid 19. [S. l.]: Opas, [2020]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 17 jan. 2022.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Alerta epidemiológico: organização dos serviços de saúde no contexto de alta circulação de vírus respiratórios incluindo a SARS-Cov-2.[S. l.]: Opas, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/documentos/alerta-epidemiologico-organizacao-dos-servicos-saude-no-contexto-alta-circulacao-virus. Acesso em: 28 jan. 2022.

PEREIRA, M. D.; SILVA, J. P. da. Educação Especial em tempos de pandemia: remota e desigual. In: MELO, F. R. L. V.; GUERRA, E. S. F. M.; FURTADO, M. M. F. D. (org.). Educação superior, inclusão e acessibilidade: reflexões contemporâneas. 1. ed. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2021. p. 99-110.

POLIOMIELITE: como a vacina erradicou a doença no Brasil. Estadão, São Paulo, 19 out. 2020. Disponível em: https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/poliomielite-como-a-vacina-erradicou-a-doenca-nobrasil/#:~:text=O%20dia%2024%20de%20outubro,no%20Brasil%20foi%20em%201987. Acesso em: 17 jan. 2022.

RAMOS, A. V.; LIMA, F. dos S. A interface entre a análise da conversação e a comunicação mediada por computador. In: LIMA, F.; PERIN, P.; SERRA, D.; VASCONCELOS, S. M. (org.). Análise da conversação: teoria e prática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. p. 103-116.

SANTOS JÚNIOR, I. B. dos. Percepção de alunos e professores da Seeduc RJ sobre o ensino on-line de caráter emergencial durante a pandemia. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 30, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/30/percepcao-de-alunos-e-professores-da-seeducrj-sobre-o-ensino-ion-linei-de-carater-emergencial-durante-a-pandemia. Acesso em: 28 jan. 2022.

SCAVINO, S. B.; CANDAU, V. M. Desigualdade, conectividade e direito a educação em tempos de pandemia. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos – RIDH. Bauru, v. 8, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/20. Acesso em: 28 jan. 2022.

SOUZA, D. G. de; MIRANDA, J. C. Desafios da implantação do ensino remoto. Boletim Conjuntura (BOCA), Boa Vista, ano II, v. 4, n. 11, p. 81-89, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38/34. Acesso em: 28 jan. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Portaria Normativa nº 04, de 16 de fevereiro de 2016. Recife: UFPE, 2016. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/465824/0/PORTARIA+NORMATIVA+NACE.pdf/2394504c-db74-4f60-9a83-748ad8299432. Acesso em: 15 dez. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resolução nº 11, de 2019. Recife: UFPE, 2019. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/398575/1965982/Res+2019+11+CONSUNI+%28Disp%C3%B5e+sobre+Atendimento+em+Acessibilidade+e+Inclus%C3%A3o+Educacional+na+UFPE%29.pdf/4f8da1d0-6bf7-41dc-b490-51827ae946b6. Acesso em: 15 dez. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Guia do Núcleo de Acessibilidade: ambiente virtual de aprendizagem. Recife: UFPE, Recife, 2020a. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/432912/0/Guia_Acessibilidade_2020.3+colorido.pdf/ee06c55b-26db-45eb-83bd-bed1790c1ae8. Acesso em: 04 fev. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Portaria Normativa n. 40, de 11 de novembro de 2020. Recife: UFPE, 2020b.Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/432912/0/PORTARIA+40_2020.pdf/db319791-f8e8-42fd-9408-264f05b6fec7. Acesso em: 6 fev. 2022.

VIGOTSKI, L. S. O significado histórico da crise em psicologia: uma investigação metodológica. In: VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. Tradução Claudia Berliner. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 203-417.

VIGOSTSKI, L. S. Obras completas - tomo cinco: fundamentos de defectologia. Tradução Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Revisão e tradução Guilhermo Arias Beatón. Cascavel, PR: EDUNIOSTE, 2019. 486p.

VINHAS, T.; SANTOS, L. M. S. dos; BARRETO, A. C. F. Estágio supervisionado e ensino remoto emergencial: quais os desafios para a formação docente? Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Salvador, v. 2, n. 10, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/36252. Acesso em: 28 jan. 2022.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Gonçalves, F. M. da S., Fernandes, T. S. de M. P. ., & Rocha, M. L. de C. (2022). Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco. Horizontes, 40(1), e022080. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1380

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência