A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1392

Resumo

O ensino online estimulou estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula e proporcionam maneiras de (re)adaptação. O objetivo deste estudo é discutir uma proposta didática para o ensino da Libras ‒ sob a perspectiva inclusiva no contexto do ensino regular remoto ‒  para alunos surdos e ouvintes do 5.o ano do Ensino Fundamental, e demonstrar a importância de práticas adaptadas no desenvolvimento das habilidades educacionais em um mesmo ambiente de ensino. A partir de uma pesquisa-ação mediada pelas tecnologias digitais, propõe-se a educação bilíngue desses alunos. As análises revelaram que a Libras como componente curricular possibilitou ressignificações no processo de ensino-aprendizagem e oportunizou posturas mais empáticas e dialógicas na construção do conhecimento. 

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Biografia do Autor

Ana Patricia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela UNISINOS- RS. Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, e é Professora do Mestrado em Educação (PPGE/UEMA), dedicando-se, principalmente, à pesquisas quanto a Formação inicial e continuada de professores; Multiculturalismo e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

 

Aline Carvalho de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Balsas - MA

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2015). Pós - Graduada em Educação Especial/Inclusiva (2020). Atualmente é professora/interprete de Libras da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e professora/interprete de Libras da Escola Municipal Professora Maria do Carmo Santos de Sousa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Dislexia. Transtorno. Aprendizagem. Romantismo. Indianismo. Identidade. Monitoria. Literatura. História. Libras. 

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

Martins, A. P. S., & Sousa, A. C. de. (2022). A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto. Horizontes, 40(1), e022079. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1392

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência