Educação estatística em um ambiente de modelagem matemática nas aulas do ensino médio

Luzinete de Oliveira Mendonça, Celi Espasandin Lopes, Elisabeth Soares

Resumo


Este trabalho decorre de uma pesquisa de mestrado realizada em 2008, quando buscamos observar o desenvolvimento dos alunos em um ambiente de modelagem matemática na implementação da Educação
Estatística no Ensino Médio. Tomamos como objeto de análise o desenvolvimento dos alunos de duas turmas de 3 ano de uma escola estadual na Grande São Paulo. É um estudo de natureza qualitativa, com foco na compreensão da construção do conhecimento estatístico dos alunos, e a análise de dados se dá a partir das categorias emergentes dos dados coletados no desenvolvimento do projeto, considerando os objetivos previstos em cada etapa. Os resultados observados dão indícios de que o ambiente investigativo é propício para motivar os alunos a participarem de forma ativa na construção dos conceitos inerentes à educação estatística.
Palavras-chave: Ambiente de modelagem matemática, Educação Estatística, Ensino Médio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.14

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia